A decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal nesta terça-feira (25) deixou muita gente esperançosa no país. O STF decretou a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal.
Apesar da notícia ter vindo à tona apenas no dia de hoje, muitos famosos já tinha declarado que eram adeptos do fumo e até celebraram a novidade em suas redes sociais.
Betty Faria foi uma que declarou no Conversa com Bial que já tinha fumado e que nunca teve problema de memória, reforçando que tem amigos que são usuários de remédios e não decoravam os textos.
Ludmilla é outra artista que defendeu a decisão e deu exemplo à Marie Claire de como o assunto é muito bem esclarecido em países como os Estados Unidos: “Você só entra com cadastro, tem um iPad do lado de cada planta que diz se causa relaxamento etc. Chegou a hora de o Brasil dar um start e estudar uma maneira correta de fazer a coisa“.
Luana Piovani surpreendeu muita gente recentemente ao assumir que é favorável ao uso livre da maconha e achava uma loucura as pessoas se apegarem a pensamentos “mesquinhos e pequenos”, uma vez que já está mais que comprovada a eficácia da erva.
Em 2017, o tema foi assunto em uma entrevista de Cleo Pires para a Glamour e a atriz admitiu já ter feito uso, mas que era apenas de forma recreativa, além de ser a favor da legalização.
No mesmo ano, Caetano Veloso se mostrou ao lado da descriminalização de todas as drogas e, ao ser questionado se costumava fumar, o músico revelou que experimentou nos anos 60, odiou e nunca mais usou.
Seu companheiro de música, Gilberto Gil, foi além e confessou que fumou até os 50 anos. “Gostava da maconha principalmente por causa da música. Certas sinapses desencadeavam uma liberdade auditiva“, entregou à Folha.
Dado Dolabella não ficou de fora e defendeu o uso medicinal da maconha, ressaltando que a folha pode trazer vários benefícios em relação à saúde.
Artistas falam sobre relação com maconha
Gregório Duvivier chegou a defender o consumo através do post em suas redes sociais, alegando que não precisava pagar pela planta por conta dos amigos, alfinetando o tráfico.
À Trip, Luciano Huck foi outro que assumiu ter fumado em algumas ocasiões e que achava engraçado, além de não ter qualquer preconceito contra e que, se bem administrada, não faz mal para ninguém.
Por fim, Vitão fez uma declaração diferente. O cantor relatou à Folha que precisou trocar o uso constante da maconha pela leitura e que isso mexeu completamente com sua cabeça.
Escrito por
Guinho Santos
Guinho Santos é formado em Jornalismo e escreve sobre o universo das celebridades há dez anos. Reality show, bastidores da TV e novelas também são seus pontos fortes. Além disso, possui experiência como Social Media e apresentador. Seu canal na web é através do Instagram @guinhosantos__.