O clima pesou na região Norte do país. A TV A Crítica emitiu um editorial com uma declaração clara contra a Globo como transmissora do Festival de Parintins. A emissora amazonense reclamou sobre o acordo feito pela concorrente com os Bois Garantido e Caprichoso.
A TV A Crítica se autodeclarou como dona dos direitos de transmissão do festival. A Rede Calderaro de Comunicação lembrou da sua parceria com o festival ao longo dos últimos 36 anos e se mostrou irritada com toda a situação.
No A Crítica Notícia, o repórter Dante Graça foi rosto e voz das queixas do canal. “Recebemos com surpresa a informação de que os Bumbás assinaram, sob forte pressão do governo do estado do Amazonas, um suposto contrato de transmissão com a Rede Amazônica”, disse.
Ainda na nota, a TV A Crítica declarou que “em nenhum momento houve qualquer restrição a negociações para ampliar os horizontes de divulgação nacional do Festival Folclórico de Parintins” e que não houve nenhuma sondagem da emissora líder de audiência.
Dante ressaltou que a Rede Amazônica, por meio do seu CEO, declarou que Wilson Lima, governador do Amazonas, foi a ponte para todo o acordo. “Além de agir como porta-voz de uma empresa privada, o governo, em nota, mente ao divulgar um suposto consenso pra essa transmissão”, atacou.
Jornal Nacional confirma exibição do Festival de Parintins
A Globo se mostrou interessada em exibir o evento por causa de Isabelle Nogueira, terceira colocada do BBB 2024. A cultura de Cunhã mexeu com os ânimos de todo o país e, de olho na repercussão do festival, o Plim Plim saiu atrás de uma transmissão inédita para todo o país.
No Jornal Nacional da última quinta-feira (2), a Globo confirmou a transmissão do Festival de Parintins no último fim de semana de junho.
O contrato foi assinado pelos presidentes do Boi Garantido, Fred Goés, e do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo, com a presença do CEO da Rede Amazônica, Phelippe Daou Junior, e do governador do Amazonas, Wilson Lima. O diretor dos Estúdios Globo, TV Globo e Afiliadas, Amauri Soares, participou via videochamada.
Confira:
🚨🚨URGENTE: TV A Crítica faz um “Editorial” após os Bois Garantido e Caprichoso assinarem com a TV Globo e Rede Amazônica para a transmissão do “Festival de Parintins” #Parintins2024 #FestivalDeParintinsNaGlô #ACríticaNotícias #Caprichoso #Garantido pic.twitter.com/xzFgTUqJjj
— Brenno Moura (@brenno__moura) May 3, 2024