• Home
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • DIA DAS MÃES: Comércio local cita ticket médio menor, mas segue apostando em vendas aquecidas em 2024

DIA DAS MÃES: Comércio local cita ticket médio menor, mas segue apostando em vendas aquecidas em 2024

Lojistas ouvidos pela CDL de Rondonópolis citaram ticket médio menor em 2024, mas, ainda assim, com vendas aquecidas na segunda data mais importante para o comércio, o Dia das Mães. O levantamento foi feito no início desta semana com empresas de ramos variados. 

Considerado o Natal do primeiro semestre, para parte dos lojistas entrevistados o Dia Das Mães pode trazer incremento entre 7% a 10% nas vendas, na comparação com a data em 2023. “Para nós, depois de dezembro, este será o principal momento das vendas, já que o início do ano foi muito devagar”, afirma um lojista ouvido pela CDL. “Para este ano, com as campanhas já nas ruas, a gente aposta que o cenário dê uma melhorada”, completa o empresário do ramo de vestuário. 

Baixo poder de compra, instabilidade econômica, insegurança política foram alguns dos elementos citados pelos lojistas para tentar ilustrar o momento “morno” do comércio rondonopolitano. “[o comércio] de modo geral não está aquecido, mas é claro que o Dia das Mães reflete em aumento nas vendas. Afinal, dificilmente alguém deixe passar em branco, sem presentar com ao menos uma lembrancinha”, ressalta outra lojista ouvida no levantamento. “A questão é que esse ano acreditamos em vendas de produtos mais baratos”.

Guerra e clima

Outros fatores destacados como importantes no contexto da economia atual saem da realidade apenas local. Países em guerra e instabilidade climática, bem lembra um lojista, também impactam nos preços. “Neste contexto, a gente pensa em como as coisas refletem no consumo. O primeiro trimestre do ano foi muito apertado e mesmo os que se destacaram abriram mão de margem. Focaram no preço. Os consumidores estão receosos, temos muitas famílias endividadas e até mesmo o agronegócio, fundamental no nosso Estado, vem sofrendo baixas por conta do clima, o que, claro afeta a economia como um todo e os investimentos deixam de serem feitos”, pontua. 

Otimista, porém, o lojista projeta incremento entre 5% a 7% nas vendas deste Dia das Mães na comparação com o mesmo período no ano passado. “Se isso se concretizar, será um bom Dia das Mães”, diz. “A gente percebe que falta motivo para as pessoas irem às lojas e o Dia das Mães é justamente este motivo, uma data forte”, finaliza.

VEJA MAIS

Dra Franciele Machado quer advocacia inclusiva na nova OAB

A advogada que há 5 anos atua na área do direito previdenciário e criminal, Drª…

Arthur Aguiar não apareceu na festa da filha? Maíra Cardi desabafa: “Não faria sentido”

Maíra Cardi se pronunciou após a ausência de Arthur Aguiar ser notada na festa de…

Desesperada por audiência, Globo prepara mudanças drásticas em Mania de Você

Na tentativa de reverter a baixa audiência de Mania de Você, a Globo está implementando…