Governo Lula quer taxar streamings e Youtube; Globoplay ficaria isenta

O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) chamou a atenção dos seguidores no X para a proposta do governo Lula, representada pelo projeto de lei 2331/2022, que visa taxar streaming e redes sociais em até 6% da receita bruta no mercado brasileiro, incluindo receita de publicidade. Conhecida como Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine), essa medida poderá aumentar os custos do setor no país.

De acordo com o parecer do relator, o deputado André Figueiredo (PDT-CE), a Globoplay estaria isenta da tributação, porque não estão incluídos serviços do tipo promovidos por concessionárias de radiodifusão de sons e imagens, como o Grupo Globo.

Kim destaca que a iniciativa prevê a criação de uma cota para conteúdo nacional nas plataformas, sendo que metade dela deve ser proveniente de “produtoras vocacionadas”, definidas como empresas brasileiras com 51% de capital e votantes “pertencentes a grupos identitários”.

O deputado ressalta que “quem recebe da monetização das redes poderá ter uma parcela da sua renda subtraída” e ainda que, por meio dessa proposta, o “governo Lula quer taxar youtubers, isentar a Globo e forçar agenda woke no Brasil”. O projeto de lei aguarda despacho do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP – AL).

VEJA MAIS

Polícia Civil prende um dos suspeitos que estuprou jovem em Cuiabá

A Polícia Civil prendeu um dos autores do estupro de uma mulher, ocorrido na madrugada…

Três pessoas são presas durante ação de combate ao garimpo ilegal em Terras Indígenas no MT

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Polícia Civil, IBAMA e a FUNAI, encerrou,…

3 apresentadores que podem substituir Marcão do Povo no Tá Na Hora em 2025

O SBT está preocupado com a audiência do Tá Na Hora e quer mudar a…