• Home
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • Prefeitura capacita servidores com orientações sobre abuso e exploração sexual infantil

Prefeitura capacita servidores com orientações sobre abuso e exploração sexual infantil

A Prefeitura de Rondonópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social (Sempras) juntamente com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Conselho Tutelar e o Ministério Público Estadual (MPE) iniciou na manhã desta quarta-feira (15), nas instalações da Diretoria Regional de Educação- (DRE-MT), a capacitação de servidores da rede de Saúde e Educação, com orientações sobre prevenção e identificação de situações de abuso sexual contra crianças e adolescentes, em alusão ao dia 18/05, considerado o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual Infantil.

Segundo informações da Sempras, pelo menos 400 servidores serão capacitados. No período da manhã, será a vez dos profissionais da Educação, e no período da tarde, os da Saúde.

Conforme a programação, as palestrantes serão: a Assistente Social – Márcia Gislene Casali especialista em Gestão de Pessoas para a Qualidade; e Comportamento Humano nas Organizações, profissional do SUAS que discorre sobre encaminhamentos e proteção.

E ainda a Psicóloga Regiane Mendes Fernandes, pós graduada em Neuropsicologia; Análise do Comportamento Aplicada (ABA), Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) e Psicomotricidade; e, graduanda em Terapia Ocupacional.

Ainda segundo a Sempras, o objetivo da capacitação é dotar os profissionais que lidam diretamente com as crianças, com recursos técnicos que possam identificar os primeiros sinais de abuso e violência sexual que possa estar havendo com a criança. Então a capacitação pretende preparar essas pessoas para que no momento da identificação eles consigam entender o fluxo de encaminhamento para a proteção integral destas crianças, submetidas a esse sofrimento terrível.

Ressaltando que após a qualificação, esses profissionais estarão aptos a orientar a rede de saúde e de educação a saber como lidar com as situações onde se identifique sinais de abuso; quais os encaminhamentos a serem feitos, para onde encaminhar, com quem falar e a quem procurar; além dos primeiros passos para efetuar a ajuda e não revitimizar a criança, ampliado o círculo de proteção ao público-alvo que são as crianças e os adolescentes.

No próximo dia 21, no auditório da prefeitura, será a vez da capacitação dos profissionais da Promoção Social, que também atuam de forma mais ampla no segmento social, e devem estender os cuidados ao público idoso, que infelizmente, também está exposto a violência, seja ela doméstica e familiar, ou no dia a dia fora do lar.

Fazem parte dessa qualificação, a Sempras, a Semed, a SMS, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Conselho Tutelar e o Ministério Público.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

VEJA MAIS

SBT tira Ratinho do ar e aposta em jogo decisivo do Corinthians; veja data e horário

O SBT quer mais um recorde de audiência com uma partida do Corinthians. O canal…

Polícia Civil prende autor de dupla tentativa de homicídio em Nova Mutum

Um dos autores de uma dupla tentativa de homicídio ocorrido no início do mês em…

Animação entre equipes marcam abertura dos 12 ª Edição dos Jogos da Polícia Civil

O evento mais esperado do ano para os policiais civis da capital e do interior…