A Coordenadoria de Gestão de Pessoas lança o projeto “Mão Amiga”, para auxílio a policiais civis que estão lidando com problemas relacionados a vícios, tanto de drogas lícitas como ilícitas. Idealizada pela Gerência de Aplicação, Desenvolvimento, Saúde e Segurança, a proposta é reunir o grupo de autoajuda com encontros semanais nos formatos presencial e on-line, para que os servidores do interior do estado também possam participar.
O projeto conta com a parceria de outros policiais que em algum momento na vida passaram pelo mesmo problema, e com ajuda conseguiram superar o vício. Também será ofertado tratamento psiquiátrico e psicológico por meio de psicoterapia.
Conforme a coordenadora da Gestão de Pessoas, delegada Luciani Barros, o acolhimento é tanto para os servidores quanto para seus familiares, uma vez que são pilares importante e essencial nessa superação. “Temos notado esse problema, e com o amadurecimento da própria gestão entendeu-se que chegou o momento de ajudar, auxiliar os nossos profissionais, que sem dúvida alguma são o maior patrimônio da nossa instituição”, destacou a coordenadora.
1º Festival de Cara Limpa
Em Barra do Garças, a Delegacia Regional e a a Prefeitura Municipal promovem até o dia 25 de maio o “1º Festival de Cara Limpa”, que tem como objetivo conscientizar e combater o uso de drogas e a violência por meio da prática esportiva.
Durante esta semana são realizadas ações nas escolas de Barra do Garças, com a participação da Polícia Comunitária de Mato Grosso, Forças de Segurança e outros parceiros, com palestras envolvendo temas como drogas, prostituição infantil e violência.
O “1º Festival de Cara Limpa” também buscar demonstrar aos jovens o caminho do bem, do esporte e da conscientização, além de fortalecer o vínculo entre as forças de segurança e a sociedade.
Mérito Policial
Nesta semana de comemoração, um dos atos simbólicos de reconhecimento e valorização da carreira policial será realizado nesta quinta-feira (23.05), às 9 horas, na Acadepol.
A Polícia Civil entregará 130 Medalhas de Mérito Policial nas categorias Ouro, Prata e Bronze, para policiais que completaram respectivamente 30, 20 e 10 anos de serviços prestados à instituição.
Torneio de Tiro
Encerrando esta semana dos 182 anos da Polícia Civil, será promovido na Acadepol, na sexta-feira (24.05), o 2º Torneio de Tiro, a partir das 07h30.
O evento esportivo promove a integração entre servidores da Capital e interior do estado, além de dar ao policial a oportunidade da prática do tiro policial, melhorando as habilidades profissionais e aptidão técnica com a arma de fogo.
Reencontro
Um café da manhã será realizado na próxima quarta-feira (29.05), no prédio da Diretoria Geral, reunindo delegados, escrivães e investigadores aposentados.
Os convidados participarão de uma roda de conversa para recordar de momentos especiais vividos na instituição e conhecer os projetos futuros organizados pela diretoria.
182 anos
A Polícia Civil de Mato Grosso foi criada em 24 de maio de 1842 e, desde então, vem se desenvolvendo em busca de melhorias e adequação à realidade vigente.
A criação da instituição em Mato Grosso está ligada à história do estado, desde o período em que as terras de Rondon ainda eram uma capitania. Com a Constituição Brasileira de 1824 foram normatizadas a formação das posturas policiais nas províncias e na reforma do Código de Processo Criminal, em 1841, foram separadas as funções policiais da justiça, passando aquelas aos chefes de polícias e aos delegados. Daí, é criada a Polícia Civil de Mato Grosso, com a escolha política do chefe da instituição entre desembargadores, juízes de direito, subdelegados e cidadãos, uma vez que era obrigatória sua aceitação.
O primeiro diretor-geral do Departamento Geral de Polícia foi o bacharel Sérgio Adib Hage, nomeado em 07 de junho de 1972. A primeira viatura da Polícia Civil foi um veículo modelo fusca para a cidade de Cuiabá. E o primeiro concurso público para provimentos de cargos da instituição foi realizado em 1985.