Intérprete da Buba em Renascer, Gabriela Medeiros falou o que pensa sobre a pressão que pessoas trans sofrem para contar aos outros que não são cisgênero.
No capítulo desta segunda-feira (27) na trama das 21h, Eliana (Sophie Charlotte) contará para José Inocêncio (Marcos Palmeira) Buba é trans. Em meio ao assunto, a artista fez um desabafo nos Stories do Instagram.
“Só para deixar uma coisa bem clara aqui, pessoas trans não têm a obrigação de sair dizendo que são trans o tempo todo. Vocês, pessoas cis normativas, saem dizendo o tempo todo: ‘Oi, sou uma pessoa cis?’ Aposto que não“, iniciou.
Medeiros, que entende o que sua personagem está passando, pontuou que pessoas trans são violados o tempo todo e indagadas a dizer sobre seu puro íntimo.
“As pessoas se sentem no direito de nos invadirem de forma incisiva e desrespeitosa. A personagem Eliana é o puro reflexo desse tipo de comportamento inconveniente e horroroso”, emendou.
Gabriela Medeiros conta o que quer para Buba em Renascer
No seu desabafo, a contratada da Globo pontuou que esses questionamentos são uma forma de transfobia e que existe um reflexo cultural por trás do preconceito camuflado.
“As pessoas não sentem medo de serem transfóbicas, não sentem mesmo. São violentas demais em suas falas, nos atingem de forma incisiva e muito desrespeitosa”, frisou. “Só quero que essa personagem seja feliz”, disse.
Medeiros afirmou que deseja que Bubda seja puramente amada, respeitadae e acolhida pelas pessoas ao seu redor.
Escrito por
Carol Bittencourt
Brasileira vivendo em Portugal, Caroline Bittencourt é jornalista, pós-graduada em Comunicação e Design Digital. Atua como redatora e produtora de conteúdo para as redes sociais. Colabora com o RD1 desde 2018. Ama viajar, seja chegando em um novo destino ou em frente à TV assistindo uma boa série.