• Home
  • Polícia
  • Polícia Civil descarta mais de 4,1 mil quilos de documentos sem validade

Polícia Civil descarta mais de 4,1 mil quilos de documentos sem validade

Cerca de 4,1 mil quilos de documentos da Polícia Civil que perderam a validade foram descartados nesta segunda-feira (03.06). O ato de eliminação foi realizado em uma empresa de reciclagem, situada no bairro Santa Isabel, em Várzea Grande.

O montante de papéis que passou do prazo de guarda (tempo de validade) estava acondicionado no Arquivo Central da PJC, da Diretoria de Execução Estratégica (DEE), e refere-se a procedimentos das unidades policiais entre os anos de 1980 à 2021.

Todo material foi transportado em um caminhão da empresa prestadora do serviço, sendo posteriormente picotados em uma máquina específica e transformado em material reciclado

O ato de descarte obedece a critérios da Resolução nº 40, do Conselho Nacional de Arquivos, datada de 9 de dezembro de 2014, que dispõe sobre os procedimentos para a eliminação de documentos. O primeiro descarte¿ da instituição ocorreu em junho de 2017, com a destruição de 5 toneladas de documentos diversos.

O Arquivo Central da Polícia Civil, localizado na Rua 2, Setor 2 do bairro CPA III, concentra centenas de documentos, de todas épocas, remetidos pelas delegacias e setores administrativos da Instituição, como boletins de ocorrências, processos, segundas vias de inquéritos policiais, entre outros documentos.

¿O processo para a destruição de documentos¿ que perderam a validade é uma ação que deve ser realizada¿ de forma criteriosa¿, por ser crime o descarte de documentos de valor permanente. A proteção à documentação pública e a gestão estão previstas na Constituição da República, em seus artigos 23 e 216.

Para iniciar o processo de ¿eliminação do¿ conjunto¿ documenta¿l que cumpr¿iu a respectiva temporalidade, são analisados os documentos selecionados, e depois de ¿verificado ¿que sua destinação final¿ consta estabelecida em tabela de temporalidade¿, ocorre o descarte. Cada documento tem um prazo de guarda específico, até mesmo ¿os de guarda permanente¿.

Uma vez selecionados, a lista de documentos passa pela aprovação d¿e uma comissão e, posteriormente, é encaminhada à Superintendência de Arquivo Público de Mato Grosso para autorização da eliminação¿. Após autorização, o edital de ciência de eliminação de documentos¿ é publicado no Diário Oficial ¿do Estado, correndo o prazo de 30 dias ¿para manifestações contrárias, ¿e não havendo se realiza o descarte¿.

Classificação dos documentos

São considerados arquivos, o conjunto de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, entidades privadas, em decorrência de sua atividade, e ainda por pessoas físicas. Os documentos são classificados como correntes – aqueles que constituem objetos de consulta frequente; intermediários – aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, aguardam sua eliminação ou guarda permanente; e os documentos permanentes – aqueles de valor histórico, probatório e informativo, que devem ser preservados.

VEJA MAIS

Prefeita de Várzea Grande anuncia novo Secretário de Educação

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, anunciou com entusiasmo o nome do novo Secretário…

Operação do Estado do Ceará contra fraude eletrônica cumpre 17 mandados de prisões e buscas em MT

Policiais civis de Mato Grosso e do Ceará cumpriram, nesta sexta-feira (22.11), 17 mandados judiciais…

Jornal Nacional tem edição de colecionador, mas não empolga no Ibope; Cidade Alerta assusta Record

A quinta-feira (21) contou com uma edição de colecionador do Jornal Nacional. O telejornal mais…