O site Folhamax teve acesso com exclusividade os alvos da Operação Ragnatela, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (5) em Cuiabá. Entre eles estão um servidor da Câmara Municipal, um ex-jogador de futebol, funkeiro, promoter, blogueira, empresários e um vereador.
Leia mais: Forças policiais desarticulam núcleo de facção por lavagem de dinheiro em casas noturnas em MT
Agentes apreenderam ainda vários carros de luxo. Na lista, constam BMW, SW4, Doge RAM, Camaro e Jeep Compass.
Todos eles são investigados por lavagem de dinheiro em casas noturnas cuiabanas juntamente com o apoio da facção criminosa Comando Vermelho (CV). A organização criminosa contava com agentes públicos que ajudavam com as licenças dos shows.
O vereador Paulo Henrique (PV) é alvo de busca e apreensão e teve um Jeep Compass confiscado pela PF. O nível de participação dele no esquema é investigado.
Preliminarmente foi constatado que ele tinha participação dentro de uma secretária municipal que é responsável pela liberação das licenças e receberia propina do grupo. Dois servidores, sendo Rodrigo Anderson de Arruda Rosa, fiscal da secretaria de Ordem Pública na prefeitura de Cuiabá, e Rodrigo de Souza Leal, coordenador de Cerimonial da Câmara Municipal, cuidavam dessa parte de liberação das licenças.
Rodrigo foi preso. Outro alvo é o DJ Everton Detona, conhecido de bailes funks e com o vulgo de o ‘cara sem limites’, ele teve sua BMW apreendida.
Outro alvo é o empresário Agner Luiz Pereira de Oliveira Soares, proprietário da rede de drogarias Bom Preço. Ele é o dono do veículo luxuoso Camaro branco apreendido em sua casa no Condominio Belvedere.
Ainda não ficou explicado qual era sua partcipação no esquema criminoso. Duas das quatro casas noturnas envolvidas estão localizadas na Avenida Beira Rio e chegaram a trazer shows de funkeiros e ‘trappers’ como Orochi e MC Poze.
Foi identificado também que os integrantes da facção repassaram ordens para que não fosse contratado artistas de São Paulo, estado que tem a facção rival Primeiro Comando da Capital (PCC). Em Mato Grosso, há predominância do Comando Vermelho.
Por conta dessa ordem, o artista conhecido como MC Daniel foi hostilizado durante a realização de um show em Cuiabá, em dezembro de 2023, e teve que sair escoltado do local. O integrante da facção que promoveu o show foi punido pelo grupo com a pena de ficar sem realizar shows e frequentar casas noturnas pelo período de dois anos.
Ao todo foram cumpridos oito ordens de prisões preventivas, 36 buscas e apreensões, nove sequestros de bens imóveis e 13 de veículos, incluindo um Camaro e uma BMW, e ainda duas ordens de afastamento de cargos públicos (policial penal e fiscal da prefeitura), quatro suspensões de atividades (casa de shows) e bloqueios de contas bancárias.
PRISÃO
Joadir Alves Gonçalves “Jogador”
Joanilson de Lima Poliveira
Wilian Aparecido da Costa Pereira (Gordão) – Empresário
Rodrigo de Souza Leal – Coordenador de Ceremonial da Câmara de Cuiabá
Elzyo Jardel Xavier Pires – Promoter
Kamila Beretta Bertoni
João Lennon Arruda de Souza
INVESTIGADOS
Joadir Alves Gonçalves “Jogador”
Lauriano Silva Gomes da Cruz
Joanilson de Lima Oliveira
Willian Aparecido da Costa Pereira
Rodrigo de Souza Leal – Coordenador de Cerimonial da Câmara de Cuiabá
Elzyo Jardel Xavier Pires
Kamillla Beretta Bewrtoni
Paulo Henrique de Figueiredo (PV) – Vereador por Cuiabá
Rodrigo Anderson de Arruda Rosa – Fiscal Suplente da Prefeitura de Cuiabá
Agner Luiz Pereira de Oliveira Soares – Empresário
Winkler de Freitas Teles – presidente da Fundação Nova Chance
Luiz Otávio Natalino – policial penal
Vinicius Pereira da Silva
Danilo de Lima Oliveira
Everton Marcelino Muniz – DJ Everton Detona
Stheffany Xavier de Melo Silva – Blogueira
Ana Cristina Brauna Freitas
Antidia Tatine Moura Ribeiro
Matheus Araújo Barbosa
Renan Diego dos Santos Josetti
Rafael Piaia Pael
Wilson Carlos da Costa
Joao Lenon Arruda de Souza – Ex-jogador de futebol
Clawilson Almeida Lacava
PESSOAS JURÍDICAS
Dallas Bar
Strick Pub
Restaurante e Peixaria Mangueiras
Dom Carmindo Lava Jato e Conveniência
WA da Costa Pereira (Expresso Lava Car)