• Home
  • Entretenimento
  • O que a Globo tem a dizer após comprar briga com dubladores ao trocá-los por IA em série

O que a Globo tem a dizer após comprar briga com dubladores ao trocá-los por IA em série

Globo
Globo se manifesta após confusão com dubladores (Imagem: Divulgação / Globo)

Globo se manifestou pela primeira vez sobre a polêmica envolvendo o uso de dublagem com Inteligência Artificial na produção Rio-Paris: a tragédia do voo 447. Em nome do Globoplay, a emissora carioca afirmou que a ideia partiu com base em testes e soluções internas para experimentação e uso.

O canal da família Marinho destacou que “sempre esteve na vanguarda da inovação tecnológica, e não tem sido diferente com a adoção da inteligência artificial”. O veículo de comunicação frisou o uso de ferramentas de IA na produção de conteúdo antes mesmo dela estar totalmente disponível no mercado.

A Globo acrescentou que tudo foi feito de forma ética, transparente e buscando a qualidade sem deixar de lado a questão dos direitos. “Cumprimos o compromisso assumido com algumas empresas de dublagem de não utilizar as vozes de seus dubladores através de processos de IA ou para o treinamento de IA”, explicou.

O assunto colocou a plataforma de streaming mais importante do país na mira de críticas de espectadores, em especial dos defensores do trabalho dos dubladores no país.

Globo reage após 4 dias de matéria do RD1

Como informado no último sábado (1º) pelo RD1, o público começou a reclamar nas redes sociais da ideia colocada em prática pela Globo, numa decisão que colocou de lado profissionais do campo da dublagem.

No início dos episódios da série documental, a informação: “A versão em português das entrevistas concedidas em língua estrangeira para este documentário foi feita a partir da voz dos próprios entrevistados, como uso de inteligência artificial, respeitando-se todos os direitos e leis aplicáveis”

O Globoplay ressalta que “o conteúdo das dublagens é fiel às entrevistas originais” e que “os entrevistados que não aceitaram a dublagem foram legendados”.

Paulo CarvalhoPaulo Carvalho

Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].



VEJA MAIS

Bíblia é o livro mais lembrado pelos brasileiros, diz pesquisa

A Bíblia é o livro que mais marcou a memória dos brasileiros, é isso que…

Militar que está entre indiciados pela PF foi condecorado por Lula

Coronel Fabrício Moreira Bastos recebeu a Ordem do Rio Branco no grau comendador Um dos…

Risco de interrupção preocupa pacientes de hemodiálise no Centro de Nefrologia de Rondonópolis

A situação no Centro de Nefrologia de Rondonópolis acendeu o alerta entre pacientes que dependem…