Gasolina e diesel devem sofrer aumentos de até 7% nesta semana

Cinco redes de postos de combustíveis já anunciaram o aumento, entre eles, a Ipiranga, que afirmou que o reajuste acontecerá nesta terça-feira (11)

Os combustíveis devem sofrer um aumento nesta semana entre 7% e 4%, conforme está previsto pelo mercado. Entre eles, a gasolina e o diesel serão os mais afetados.

O aumento visa compensar a medida provisória implementada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que busca contrabalançar a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e de pequenos municípios.

Cinco redes de postos de combustíveis já anunciaram o aumento, entre eles, a Ipiranga, que afirmou que o reajuste acontecerá nesta terça-feira (11). “[…] Em adição à dinâmica habituais de repasses, os nossos preços de gasolina, etanol e diesel serão reajustados em função do efeito imediato da MP 1227/27, que restringiu a compensação de créditos tributários de PIS/Cofins”.

As outras grandes distribuidoras, Vibra (antiga BR), Raízen (Shell) e Ale, ainda não se pronunciaram sobre possíveis aumentos. No entanto, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sincopetro) espera que esses anúncios sejam feitos ainda nesta semana. A Petrobras também não se manifestou sobre um possível reajuste.

A previsão de aumento dos combustíveis causou preocupação no presidente Lula, que solicitou uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, nesta segunda-feira (10), às 11h. O aumento no preço da gasolina é um tema sensível para o presidente, que tem pressionado a Petrobras a encontrar maneiras de conter ou reduzir os preços. Essa pressão foi um dos fatores que levaram à saída de Jean Paul Prates em maio.

O custo dos combustíveis tem um impacto significativo no orçamento dos brasileiros e na inflação, além de influenciar diretamente a percepção do governo pela população e, devido a isso, o presidente Lula (PT) decidiu marcar uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, nesta segunda-feira (10), às 11h.

VEJA MAIS

Nego Di vai deixar a prisão? Justiça surpreende com decisão

Preso há três meses sob acusação de fraude, Nego Di teve seu novo pedido de…

Resumo dos capítulos da novela da Record de 28/10 a 01/11

Na semana entre de 28 de outubro a 1º de novembro de 2024 em Força…

Dois membros de organização criminosa envolvidos em tortura são presos pela Polícia Civil em Alta Floresta

Dois criminosos envolvidos em crime de tortura tiveram mandados de prisão cumpridos pela Polícia Civil,…