Pacheco devolverá ao governo MP que muda PIS/COFINS e `destruiria´ o agro

Nesta terça-feira (11), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou que pretende devolver a Medida Provisória (MP) enviada pelo governo que muda regras do PIS/COFINS. O texto foi criticado por setores da economia e líderes políticos pelos impactos que poderiam trazer para o país.

– A devolução de medida provisória por inconstitucionalidade é algo muito excepcional, poucas vezes aconteceu na história da República, e só se dá em razão de flagrante de inconstitucionalidade, como aconteceu nesse caso da compensação de PIS/COFINS – explicou Pacheco.

A MP definia um limite para o uso de créditos gerado pelo pagamento de PIS/COFINS, dois tributos federais. O texto definia que esse crédito poderia ser usado apenas para o pagamento do próprio imposto. Como alguns setores, como agronegócio, medicamentos e combustíveis, são isentos do pagamentos de PIS/COFINS na venda de seus produtos, eles não poderiam usar o crédito obtido na compra de produtos com o tributo.

– Com absoluto respeito à prerrogativa do Executivo e do presidente da República na edição de MPs, o que se observa nessa MP, no que toca a parte de compensação de PIS e Cofins, é o descumprimento dessa regra [anterioridade], o que impõe a esta Presidência do Congresso impugnar essa matéria com a devolução desses dispositivos para a Presidência da República – ressaltou o presidente do Senado.

A MP foi editada como um meio de compensar os recursos que serão gastos com a desoneração da folha de pagamentos e dos municípios.

VEJA MAIS

Nego Di vai deixar a prisão? Justiça surpreende com decisão

Preso há três meses sob acusação de fraude, Nego Di teve seu novo pedido de…

Resumo dos capítulos da novela da Record de 28/10 a 01/11

Na semana entre de 28 de outubro a 1º de novembro de 2024 em Força…

Dois membros de organização criminosa envolvidos em tortura são presos pela Polícia Civil em Alta Floresta

Dois criminosos envolvidos em crime de tortura tiveram mandados de prisão cumpridos pela Polícia Civil,…