• Home
  • Política
  • DEPUTADOS DE MATO GROSSO VOTAM SIM PELA “TAXAÇAO DAS BLUSINHAS” – Olho Vivo Mato Grosso

DEPUTADOS DE MATO GROSSO VOTAM SIM PELA “TAXAÇAO DAS BLUSINHAS” – Olho Vivo Mato Grosso

12/06/2024

Os deputados federais concluíram na terça-feira (11) a votação do Projeto de Lei 914/24 que institui o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover) e prevê a taxação de produtos importados de até 50 dólares, medida que ficou conhecida como “taxação das blusinhas”. O texto segue para sanção presidencial.

A taxação de produtos importados de até 50 dólares foi incluída no projeto pelo relator, deputado Átila Lira, na primeira votação realizada pela Câmara, no último dia 28 de maio. O projeto foi aprovado na forma de um substitutivo de Átila Lira.

Na sessão do Plenário dessa terça-feira (11), os deputados aprovaram 11 emendas do Senado ao Projeto de Lei 914/24, entre elas a que exclui regras sobre exigência de conteúdo local em exploração de petróleo e a que exclui a previsão de incentivos à produção de bicicletas.

O projeto foi originalmente apresentado pelo Poder Executivo, que aproveitou o texto da Medida Provisória 1205/24. Um decreto presidencial e uma portaria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDICS) já regulamentaram o tema quanto à redução do IPI e à habilitação dos projetos das indústrias e montadoras do setor para acessar os incentivos financeiros, orçados em R$ 3,5 bilhões para 2024.

Todos os sete parlamentares que participaram da votação disseram sim para a proposta que prevê incentivos financeiros de R$ 19,3 bilhões em cinco anos e redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para estimular a pesquisa e o desenvolvimento de soluções tecnológicas e a produção de veículos com menor emissão de gases do efeito estufa.

Os deputados do Partido Liberal Abilio Brunini, Coronel Fernanda e José Medeiros; os emedebistas Juliana Kolankiewicz (suplente de Juarez Costa) e Emanuelzinho; e os parlamentares do União Brasil, Gisela Simona e Coronel Assis, votaram sim. Nelson Barbudo (PL) não participou da votação.

Agora, o texto segue para sanção do presidente de esquerda. Ao todo foram 380 votos favoráveis e apenas 26 contrários.

O projeto incluí a taxa das blusinhas mesmo não sendo parte do tema principal. A estratégia é conhecida no Congresso como “jabuti”.

Com a aprovação, a indústria conquista o incentivo financeiro e o consumidor pessoa física ganha mais impostos ao realizar compras. A ideia do governo é proteger o comércio brasileiro contra as investidas das grandes empresas asiáticas como Shein e Shoppe. Mesmo impopular, a proposta atende aos interesses do setor varejista nacional.

Além dos 20% para compras de até 50 dólares, há uma alíquota de 60% para compras acima desse valor e até 3 mil dólares.

Com informações da Agência Câmara.



VEJA MAIS

Multiplier Pulse Readouts and What They Tell You in Aviator

 Multiplier Pulse Readouts and What They Tell You in Aviator The Aviator game by…

Brasil inicia Copa América com vitória de 2 a 0 sobre a Venezuela

? CONMEBOL Copa América?? (@CopaAmerica) July 13, 2025 O terceiro gol do Paraguai saiu já…

Trump recebe vaias e aplausos na final da Copa do Mundo de Clubes da Fifa

Presidente e primeira-dama dos EUA foram a Nova Jersey para o jogo entre Chelsea e…