As diligências iniciaram após a equipe da Delegacia de Alto Boa Vista receber informações de que maquinários apreendidos em outra ação da unidade policial e que estavam em uma propriedade rural no município estavam sendo utilizados e comercializados por suspeitos que se apresentavam como donos dos bens.
Diante das informações, a equipe policial foi até a propriedade, onde constatou a ausência de um dos tratores apreendidos, assim como do motor de outro trator. A vítima relatou aos policiais que há dias vinha negociando o trator e o motor com os suspeitos, que declaravam ser proprietários dos maquinários, inclusive autorizando a desmontá-los para retirada do motor.
A vítima apresentou aos policiais diversas mensagens de celular que confirmavam a negociação ilícita dos estelionatários, que tinham conhecimento que os bens estavam apreendidos e eram produto de crime. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão aos dois suspeitos, que foram conduzidos à Delegacia de Alto Boa Vista, onde após serem interrogados, foram autuados em flagrante pelo crime.