Governo Lula aciona bandeira amarela e conta de energia elétrica deve subir

De acordo com a Aneel, o sistema de bandeiras — além da verde e da amarela há a vermelha, mais cara — estimula o próprio consumidor a controlar sua tarifa, economizando energia e, assim, diminuindo a necessidade do sistema todo de acionar as termelétricas

A energia elétrica deve ficar mais cara no bolso dos brasileiros a partir do mês de julho. Isso porque o governo decidiu acionar a bandeira amarela para as tarifas o que ocasiona em uma cobrança adicional no valor, deixando a energia mais cara.Nos últimos 26 meses, a bandeira permaneceu verde. Ou seja, sem necessidade de acréscimo na conta.

Em nota, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) explicou que os fatores que levaram à adoção da bandeira amarela são:

Com essa conjunção de fatores, o consumo de energia é estimado em ser maior, ao mesmo tempo em que as hidrelétricas terão menos água. O governo precisará acionar as usinas termelétricas, que funcionam a partir da queima de combustível, que são mais caras que as hidrelétricas.

De acordo com a Aneel, o sistema de bandeiras — além da verde e da amarela há a vermelha, mais cara — estimula o próprio consumidor a controlar sua tarifa, economizando energia e, assim, diminuindo a necessidade do sistema todo de acionar as termelétricas.

VEJA MAIS

CNJ nega pedido para anular lista tríplice de juízas federais

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) decidiu manter integralmente a lista tríplice para promoção pelo…

Juliana Paes publica cliques de vestido azul e ganha elogios

Reprodução Juliana Paes apostou em vestido azul para fotos nas redes Reprodução Juliana Paes apostou…

Frases engraçadas para o Dia das Mães: veja 64 mensagens criativas

O Dia das Mães também pode ser leve, divertido e cheio de bom humor. Afinal,…

casino games with bonuses