• Home
  • Entretenimento
  • Globo falindo? Entenda a audiência e por que a emissora está BEM LONGE disso

Globo falindo? Entenda a audiência e por que a emissora está BEM LONGE disso

Globo
Emissora está bem longe de estar falindo (Imagem: Reprodução / Globo)

Frequentemente uma afirmação surge nas redes sociais, principalmente por parte de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL): “A Globo está falindo!”. Mas será mesmo?

Nas últimas semanas, internautas começaram a encher as publicações de Eliana nas redes sociais de comentários em que a questionaram o motivo de ir para “uma emissora falida”, “uma empresa que está perdendo ibope” ou “um canal em crise”. Ela é a mais nova contratada do Plim Plim.

A Globo, de fato, tem observado uma queda na sua audiência ao longo dos últimos anos. Isso ocorre, porém, em função da diminuição de televisores desligados e também do crescimento das mais variadas plataformas de streaming.

Assim como a emissora carioca, as concorrentes da TV aberta seguem o mesmo caminho e enfrentam uma situação ainda mais delicada com relação aos seus números.

Apesar da crise em audiência, a Globo está longe de estar falindo e tem conquistado ótimos desempenhos comerciais. A empresa ainda domina o mercado publicitário e consegue encher seus cofres com produtos como o BBB e as transmissões esportivas.

Valores recentes da Globo

Para se ter ideia do faturamento da empresa, somente no ano de 2023, ela arrecadou o valor de R$ 15,16 bilhões. O resultado fez com que a arrecadação voltasse a ser como era antes da pandemia de Covid-19, que provocou interrupções de serviçoes pelo mundo.

Em março passado, ao Valor Econômico, o próprio presidente diretor da Globo, Paulo Marinho, destacou que o lucro operacional da empresa foi de patamares próximos a 2014.

Um fator positivo para o bom desempenho comercial do ano passado foi a falta de um grande evento. Isso porque a emissora acabou não tem custos com operações gigantescas.

Em 2022, por exemplo, a Copa do Mundo do Catar e o Rock in Rio fizeram com que o canal fechasse o ano com prejuízo operacional. O Plim Plim tem atualmente um caixa de R$ 14,2 bilhões, o que a possibilita fazer importantes investimentos, como direitos de torneios, modernização de estúdios e conteúdo para o Globoplay.

Audiências do canal

A rede da família Marinho tem, é claro, alguns problemas a superar em termos de audiência, como no horário da Edição Especial – que atualmente exibe Cheias de Charme – e com a novela das 21h.

Grande aposta do canal para 2024, Renascer não chega nem perto do que era desejado. Porém, mesmo com essa dificuldade nos seus números, a novela consegue muito mais do que a soma das médias dos concorrentes no horário.

Luiz Fábio AlmeidaLuiz Fábio Almeida

Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]



VEJA MAIS

EM RONDONÓPOLIS|: Força Tática prende integrantes de organização criminosa e apreende R$ 19,4 mil em espécie

Equipe da Força Tática da 14ª Companhia Independente da Polícia Militar prendeu, na noite desta…

Polícia Civil prende em Sinop padrasto que abusou por mais de um ano de enteada

Policiais da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso de Sinop cumpriram, nesta…

Cleber Machado é dispensado do SBT após “combinado” com Daniela Beyruti

Acabou antes do combinado o contrato entre Cleber Machado e SBT. O narrador foi dispensado…