Datafolha mostra mais eleitores de direitas em cidades do país

Uma pesquisa do instituto Datafolha, divulgada na última quarta-feira (10), indicou predominância de eleitores de direita sobre os de esquerda, em uma avaliação de quatro cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife.

O levantamento mostra que há mais eleitores que se dizem de direita (26%) do que os que se declaram de esquerda (20%). O dado foi obtido com a medição do espectro ideológico dos entrevistados, numa escala de 1 para mais à esquerda e 7 mais à direita. Na pesquisa anterior, em maio, 28% se dizia de direita, ante 21% de esquerda.

A parcela que se considera à direita é maior que à esquerda em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e no Recife.

Somando os campos mais próximos, de cada um dos lados do centro, que é de 24% dos eleitores, direita e centro-direita acumulam 36%, enquanto esquerda e centro-esquerda, 31%.

A pesquisa foi realizada presencialmente na cidade de São Paulo com 1.092 pessoas, de 16 anos ou mais, durante os dias 2 a 4 de julho, e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-01178/2024. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na cidade de São Paulo, comandada por Ricardo Nunes (MDB), 29% dos entrevistados responderam ser apoiadores do partido de Lula (PT) e 17% se dizem mais próximos de Jair Bolsonaro (PL). Outros 6% disseram que não se identificam nem como petistas nem como apoiadores de Bolsonaro, 25% se declararam neutros e 1% não soube responder.

Na pesquisa anterior, realizada em maio, a proporção de petistas era maior (31%), assim como a de apoiadores de Bolsonaro, que eram 19%, dois pontos percentuais mais do que em julho.

CANDIDATOS DE BOLSONARO NA LIDERANÇA
Nas últimas eleições presidenciais, quando o petista venceu Bolsonaro nas urnas no segundo turno, Lula teve 3.677.921 milhões de votos (54%) no maior colégio eleitoral do país, ante 3.191.484 milhões do então presidente (46%). Segundo um levantamento das intenções de votos nas capitais brasileiras reunindo as principais pesquisas eleitorais feito pelo Estadão, quatro pré-candidatos apoiados por Bolsonaro seguem na liderança, enquanto os nomes apadrinhados por Lula estão na frente em três capitais.

*AE

VEJA MAIS

Meninas são flagradas bêbadas pela PM após ‘orgia’ em motel

O gerente de uma tabacaria e um rapaz, ainda não identificado, acabaram detidos pela Polícia…

Após polêmica, Maíra Cardi expõe que Thiago Nigro paga as contas da sua filha

Diante da polêmica ausência de Arthur Aguiar no aniversário de Sophia, Maíra Cardi surgiu com…

Gabriel Castanho Apoia a Renovação na Advocacia

O advogado Gabriel Castanho, jovem profissional, é um entusiasta da renovação da advocacia e defensor…