O plano de outorga de concessão para exploração da BR-364 entre Rondonópolis e Jataí (GO) avançou mais uma etapa com a aprovação do Ministério dos Transportes.
Inicialmente, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) propôs e aprovou o plano em junho deste ano. Agora, o Tribunal de Contas da União (TCU) ainda avaliará a proposta. A aprovação pela pasta dos Transportes é um passo importante para que a rodovia seja concedida à iniciativa privada.
O Ministério dos Transportes informou que a decisão abrange um trecho total de 482,4 km, contemplando áreas estratégicas para o escoamento de produção e mobilidade da população na região Centro-Oeste, especialmente entre os estados de Goiás e Mato Grosso.
Segundo o Ministério dos Transportes, a aprovação do plano representa um avanço significativo na gestão e manutenção das rodovias federais, melhorando a qualidade das estradas, aumentando a segurança viária e a eficiência no transporte de cargas e passageiros.
A concessão das rodovias permitirá investimentos robustos em infraestrutura, impulsionando o desenvolvimento econômico das regiões atendidas.
“Com a aprovação deste plano de outorga, a ANTT e o Governo Federal reafirmam seu compromisso com a melhoria da infraestrutura e a promoção do desenvolvimento sustentável do setor rodoviário brasileiro, com foco sempre no atendimento às necessidades dos usuários”, destacou o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale.
Plano Aprovado
A concessão do sistema rodoviário composto pelas BR-060/364/GO e BR-364/MT possui uma extensão total de 490,065 km.
Entre as obras previstas, destacam-se a duplicação de mais de 45 km de pistas, a implementação de 179,6 km de faixas adicionais, 13,5 km de vias marginais, 11 travessias em nível, 23 acessos, 30 pontos de parada para ônibus, 4 passarelas, 21 passagens de fauna e 3 caixas para contenção de materiais perigosos, entre outras melhorias. São previstos investimentos estimados em R$ 6,8 bilhões ao longo de 30 anos de concessão.
Duplicação
A ANTT não informou qual trecho terá a duplicação prevista no projeto de concessão. Ao todo, há a previsão de duplicação de apenas 45 km. Inicialmente, o projeto não previa a duplicação da BR-364 entre Rondonópolis e Jataí, apenas a construção de terceiras faixas para desafogar o trânsito.