Ditadura impõe ‘vitória’ na Venezuela com 51,2% dos votos

Após um processo de apuração de votos vedado a fiscais da oposição, a ditadura de Nicollás Maduro amunciou soa “reeleição” com 51,2% dos votos, contra 44,2% dos votos do candidato de oposição, diplomata . O resultado, que os oposicionistas acreditam ter sido fraudado, contraria todas as expectativas e sobretudo as pesquisas, que indicavam a vitória de Edmundo González com votação entre 58% e 62% do total de votos. Apuração paralela da oposição indica sua vitória com cerca de 70% dos votos.

O processo de apuração foi vedado a seus representantes e fiscais, segundo denunciou a oposição em coletiva convocada para as 21h30 (22h30 de Brasília), quando as evidências de fraude ficaram mais claras.

Somente à 1h da madrugada o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), nomeado pela ditadura, atribuiu a demora na divulgação dos resultados a suposta “agressão contra o sistema de transmissão de dados”. Segundo o regime, foi isso que “atrasou de maneira adversa a transmissão dos resultados dessa eleições presidenciais”.

O órgão eleitoral nomeado pela ditadura informou que, com 80% das máquinas de votação apuradas, foi possível perceber a tendência “contundente e irreversível” que mantem Maduro no poder por mais seis anos.

A líder da oposição, Maria Corina Machado, alegou que foi Edmundo González quem ganhou as eleições, em coletiva de imprensa concedida pouco depois do anúncio dos resultados.

Corina diz que a participação na votação foi “histórica” e que quatro auditores independentes mostram que González foi o vencedor das eleições em todos os estados.

VEJA MAIS

Dois membros de organização criminosa envolvidos em tortura são presos pela Polícia Civil em Alta Floresta

Dois criminosos envolvidos em crime de tortura tiveram mandados de prisão cumpridos pela Polícia Civil,…

Operação Codinome Fantasma prende 66 pessoas e apreende armas, drogas e dinheiro em cinco cidades de MT

Armas de fogo, entorpecentes, dinheiro em espécie, veículos foram apreendidos e uma distribuidora de gás…

EuroChem confirma projeto em Rondonópolis

Na tarde desta quarta-feira, 23 de outubro, o vice-prefeito de Rondonópolis, Aylon Arruda, recebeu em…