• Home
  • Política
  • Juiz negou Liminar de Zé do Pátio contra a Câmara de Vereadores de Rondonópolis

Juiz negou Liminar de Zé do Pátio contra a Câmara de Vereadores de Rondonópolis

O juíz Jean Louis Maia Dias, da 2a VARA ESP. DA FAZENDA PÚBLICA de Rondonópolis, indeferiu o mandado de segurança com pedido de Liminar impetrado pelo prefeito José Carlos do Pátio, contra o presidente da Câmara de Vereadores, Júnior Mendonça, exigindo que a Casa de Leis acatasse o regime de urgência na apreciação e votação em Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo.

O Projeto em questão deu entrada na Câmara no dia 17 do mês passado, e trata-se do pedido de autorização da Câmara para a contratação de crédito com o BANCO DO BRASIL S.A até o valor de R$ 300.000,00 (trezentos milhões de reais), destinados à implantação de obras de pavimentação asfáltica e drenagem, mobilidade urbana e sinalização viária, entre outros.

Porém, o projeto não especifica exatamente quais obras e quais pontos do município devem ser contemplados. Em razão da ausência de informações concretas, os parlamentares entenderam a necessidade de um prazo maior para analisar a matéria.

A urgência foi derrubada pelos vereadores de Rondonópolis na Sessão Ordinária desta quarta-feira (7).

Em parte de sua decisão o juíz destaca o art. 165 e parágrafo único do Regimento Interno da Câmara Municipal de Rondonópolis, “… os projetos de lei de autoria do Poder executivo, que venham acompanhados de requerimento de urgência especial, serão apreciados e votados pela Câmara no prazo de até 30 (trinta) dias, e somente finalizado o referido prazo sem deliberação sobre a matéria, deverá ser incluída como matéria preferencial na primeira sessão ordinária…”

“Estamos agindo dentro da legalidade. Temos como prioridade o interesse coletivo. O regimento da Casa nos permite e vamos usar o tempo necessário para analisar a matéria e votar de forma que a população seja de fato contemplada”, Júnior Mendonça.

Em outro momento em sua decisão, o magistrado cita a isonomia dos poderes constituídos:

“…Pontua-se que a adoção do rito de urgência em proposições legislativas é prerrogativa regimental atribuída à Presidência da Casa Legislativa, consistindo em matéria genuinamente interna corporis, não cabendo ao Judiciário adentrar em tal seara…”

“Construímos um Legislativo forte e independente, devem ser respeitadas sua independência e autonomia. “Obrigado meus pares, máximo respeito e gratidão a vocês”, finalizou Júnior Mendonça.

O projeto segue tramitando na Câmara de Vereadores de forma regimental.

VEJA MAIS

Prefeitura de Rondonópolis implantará parklets para ampliar áreas de convívio na cidade

Uma tendência em grandes centros urbanos do país e do mundo, os parklets também vão…

Angélica fala pela 1ª vez sobre polêmica com a nora, Duda Guerra

Reprodução Em seu texto, a esposa de Luciano Huck relembrou como sempre preservou sua vida…

Rússia de Putin recebe Lula, Xi e ditadores para cerimônia do Dia da Vitória

A Rússia comemora na sexta-feira (9) o 80º aniversário da vitória soviética e aliada sobre…

online sports betting