• Home
  • Política
  • Thiago Silva reitera pedido para a construção de um novo Hospital Regional em Rondonópolis

Thiago Silva reitera pedido para a construção de um novo Hospital Regional em Rondonópolis

Entregue à população há quase três décadas, o Hospital Regional Irmã Elza Giovanella de Rondonópolis enfrenta grandes demandas por atender 19 municípios da região sudeste de Mato Grosso. O motivo deve-se ao aumento populacional que intensificou a sobrecarga nos atendimentos e procedimentos médicos pela falta de leitos. Diante do cenário, o deputado estadual Thiago Silva (MDB), reiterou o seu pedido, na última sessão, na Assembleia Legislativa, para que o governo estadual providencie com brevidade o projeto e construção de uma nova unidade de saúde para atender a região sudeste.

Ele conta que desde 2019, quando assumiu a Assembleia Legislativa, cobra um novo Hospital Regional que vai desafogar a atual estrutura e reduzir o tempo de espera pelos usuários do SUS. “O crescimento populacional trouxe uma demanda reprimida que o hospital atual não consegue mais suportar. Já, apresentamos várias indicações e, hoje, novamente, apresentamos mais uma vez, para que o governo possa dar uma atenção especial para a saúde da região sudeste de Mato Grosso e que possa anunciar nos próximos meses a construção de um novo hospital”, diz o parlamentar.

No último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022, Mato Grosso registrou um aumento de habitantes, equivalente a cerca de 20% de crescimento populacional. Com isso, Thiago Silva frisa que é preciso acabar com as filas de espera e ampliar os leitos e serviços para o atendimento de forma rápida e eficiente aos pacientes dos 19 municípios com a nova unidade regional.

Ele lembra que, em agosto de 2023, procurou a maioria dos parlamentares da bancada federal que garantiram apoio com emendas para que o governo estadual possa anunciar um novo Hospital Regional na cidade de Rondonópolis, assim da mesma forma, que a gestão tem trabalhado para descentralizar o atendimento, com a conclusão dos hospitais de Cuiabá e a construção de unidades regionais de Alta Floresta, Confresa, Juína e Tangará da Serra.

Histórico – O atual Hospital Regional foi planejado na década de 80 e construído nos anos 90, tinha a população da região sudeste estimada em 300 mil e, agora, é de mais de 700 mil. Atualmente, a estrutura possui 143 leitos, sendo 93 clínicos, 30 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 20 de emergência. A unidade foi inaugurada em abril de 2002, sendo que conta com a atuação de mais de 900 profissionais, entre contratados e prestadores de serviço.

VEJA MAIS

Air India: segundos antes da queda, piloto perguntou a colega por que ele cortou fornecimento de combustível

Investigação aponta que combustível para os motores foi cortado 29 segundos antes do impacto. Avião…

Sintomas de hipertireoidismo podem ser confundidos com ansiedade; Veja vídeo

RepórterMT De acordo com a médica, é importante se atentar à questões como o apetite,…

Dilema: razão ou emoção para enfrentar as tarifas americanas?

Ninguém comete o mesmo erro duas vezes. A segunda vez é uma escolha. Lauren Conrad…