• Home
  • Destaque
  • Deputado Sebastião Rezende busca proibir venda de bebidas alcoólicas em festas de escolas

Deputado Sebastião Rezende busca proibir venda de bebidas alcoólicas em festas de escolas

O deputado estadual Sebastião Rezende apresentou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso o Projeto de Lei nº 1570/2024, que pretende proibir a comercialização e o consumo de bebida alcoólica, por qualquer pessoa, em festas e comemorações promovidas por instituições de ensino infantil e fundamental, no âmbito do Estado de Mato Grosso.

O propósito com o Projeto de Lei é que a escola seja um ambiente que valorize a saúde e o bem-estar, principalmente na primeira infância. Conforme Rezende, caberá ao Poder Executivo regulamentar no que couber a presente Lei, estabelecendo as demais diretrizes, critérios e formas de sua efetiva aplicação, a fim de garantir o seu integral cumprimento.

Para justificar a propositura, o parlamentar argumenta que deve-se mencionar que o ambiente escolar desempenha um papel fundamental na formação integral dos estudantes, incluindo aspectos de saúde física e mental. “As escolas têm a responsabilidade social de promover valores positivos e contribuir para a formação de cidadãos responsáveis. Proibir a comercialização de bebidas alcoólicas em suas festas e comemorações é uma medida alinhada com essa responsabilidade social”, atesta.

Sebastião Rezende reforça que a proibição de bebidas alcoólicas em eventos escolares contribui para a criação de ambiente que incentiva práticas positivas aos seus alunos, promovendo atividades sociais baseadas em interações saudáveis, diálogo e diversão sem a necessidade do álcool.
Inclusive, o parlamentar salienta que o consumo de bebidas alcoólica, em ambientes com crianças, pode ter impactos negativos no desenvolvimento físico, mental e emocional dessas, além de levar a comportamentos de risco, incluindo acidentes, violência e problemas de saúde. Assim, com sua proibição nesses ambientes, busca-se prevenir tais situações e garantir a segurança de todos os participantes.

“O presente Projeto de Lei busca resguardar o ambiente escolar como um espaço propício ao aprendizado, ao desenvolvimento saudável dos estudantes e à construção de uma cultura escolar que promova valores positivos”, destaca o deputado estadual na propositura.
Vale informar que o Projeto de Lei nº 1570/2024 foi votado em primeira votação, com o aval da Comissão Permanente de Educação. Agora vai para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa.

Fonte: Band News MT

VEJA MAIS

Power Couple dá adeus fazendo o SBT soltar foguetes: audiência da TV

A despedida da sétima temporada do Power Couple não teve o impacto esperado. Exibido pela…

Motorista morre após grave colisão com caminhão na BR-163, em MT; veja vídeo

Um motorista morreu após uma grave colisão com um caminhão, na manhã deste domingo (13),…

Advogado que espancou namorada com barra de ferro tenta diminuir pena alegando que estava drogado

Reprodução Nauder Júnior foi condenado a 10 anos de prisão por atentar matar a ex…