Texas aprova conteúdo com referências bíblicas para escolas

O Conselho de Educação do Estado do Texas, nos Estados Unidos, aprovou nesta sexta-feira (22) o uso de um conteúdo programático com referências bíblicas para ser usado em escolas públicas, desde a pré-escola até a quinta série fundamental.

O material, que contém diretrizes para aulas de arte e inglês e foi elaborado por uma agência estadual, recebeu sinal verde para ser ensinado nas escolas do Texas após receber oito votos a favor e sete contra no conselho.

O uso não é obrigatório, mas as escolas recebem um incentivo financeiro de 40 dólares (cerca de R$ 232) por aluno se incorporarem em suas salas de aula o material da Agência Educacional do Texas, órgão do governo estadual encarregado de administrar a educação pública.

A votação de sexta-feira para aprovar o material ocorre após vários dias de audiências públicas, em que alunos e professores deram suas opiniões sobre o conteúdo dos guias escolares.

– O material não atende aos padrões de uma educação honesta e secular. As escolas públicas devem educar, não doutrinar – disse a professora Megan Tessler, de acordo com a imprensa local.

O governador do estado, Greg Abbott, defendeu o material, dizendo que ele permite que os alunos entendam melhor “a conexão entre história, arte, comunidade, religião e literatura”.

A decisão segue uma série de tentativas e medidas no Texas e em outros estados administrados por membros do Partido Republicano a fim de trazer a religião para a educação pública. O Congresso do Texas vem tentando aprovar a exibição dos dez mandamentos cristãos nas salas de aula.



VEJA MAIS

O que ganha o agro com o resultado das eleições municipais?

*Leandro Viegas As eleições para prefeitos e vereadores no Brasil, que aconteceram em outubro deste…

Operação Abafa Amazônia II fiscaliza áreas rurais no noroeste de MT

Oito propriedades rurais situadas na região noroeste de Mato Grosso foram atuadas, durante fiscalização inserida…