• Home
  • Política
  • Lei reforça o combate à violência contra a mulher e ao feminicídio em MT

Lei reforça o combate à violência contra a mulher e ao feminicídio em MT

Há dois anos, Mato Grosso oficializou o Dia de Combate à Violência Contra a Mulher e ao Feminicídio em seu calendário, por meio da Lei n.º 11.810/2022, de autoria do deputado estadual Thiago Silva (MDB). Essa iniciativa tem o propósito de intensificar, anualmente, no dia 25 de novembro, ações de conscientização, prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher junto à sociedade.

Conforme dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), entre os meses de janeiro e outubro deste ano, foram registradas 40 mortes por violência doméstica em 27 cidades mato-grossenses, número superior ao mesmo período dos últimos quatro anos. “Enquanto continuarmos nos deparando com o aumento de casos de mães e mulheres perdendo a vida por causa de seus companheiros e as estatísticas subindo, seguiremos buscando mecanismos e propondo políticas públicas para a defesa e proteção dos direitos das mulheres. E essa data oficial será o momento de fortalecermos e debatermos sobre o tema”, explicou o parlamentar.

A escolha do dia 25 de novembro também se alinha à comemoração do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, celebrado pela Organização das Nações Unidas (ONU). As atividades a serem executadas pelos órgãos estaduais, conforme a legislação vigente, incluem a difusão de informações, a promoção de eventos públicos — como campanhas, debates, seminários, palestras, e apresentação de práticas de conscientização e prevenção —, a mobilização da comunidade e a divulgação de iniciativas, ações e campanhas de combate ao feminicídio e à violência contra a mulher.

VEJA MAIS

O que ganha o agro com o resultado das eleições municipais?

*Leandro Viegas As eleições para prefeitos e vereadores no Brasil, que aconteceram em outubro deste…

Operação Abafa Amazônia II fiscaliza áreas rurais no noroeste de MT

Oito propriedades rurais situadas na região noroeste de Mato Grosso foram atuadas, durante fiscalização inserida…