• Home
  • Destaque
  • Construtora terceirizada nega trabalho análogo à escravidão em fábrica da BYD na Bahia

Construtora terceirizada nega trabalho análogo à escravidão em fábrica da BYD na Bahia

Jinjang Construction Brazil, construtora terceirizada contratada pela BYD diz que a acusação é inconsistente e que fere seriamente a dignidade do povo chinês. Imagens mostram condições de trabalho em obra da BYD na Bahia
Arquivo Pessoal
A Jinjang Construction Brazil Ltda, construtora terceirizada responsável pelos trabalhadores chineses resgatados em situação de trabalho análogo à escravidão, que prestavam serviço para a BYD em Camaçari (BA), comentou que as acusações são inconsistentes com os fatos.
“Serem injustamente rotulados como ‘escravizados’ fez com que nossos funcionários se sentissem com sua dignidade insultada e seus direitos humanos violados, ferindo seriamente a dignidade do povo chinês. Assinamos uma carta conjunta para expressar nossos verdadeiros sentimentos”, disse a empresa em uma rede social chinesa.
Segundo a agência Reuters, a publicação faz referência ao resgate de 163 trabalhadores chineses na fábrica da BYD em Camaçari (BA), após denúncia ao Ministério do Trabalho e Emprego.
De acordo com as informações da equipe de auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), os trabalhadores foram encontrados em alojamentos de uma empresa terceirizada, prestadora de serviços para a indústria automobilística.
Os funcionários estavam distribuídos em quatro alojamentos principais. A fiscalização resultou em embargos e interdições, já que os espaços apresentavam situações degradantes para os trabalhadores. O MTE informou ter encontrado as seguintes irregularidades:
Camas sem colchões ou com revestimentos inadequados;
Falta de armários;
Itens pessoais misturados com alimentos;
Banheiros insuficientes e precários — em um caso, havia apenas um banheiro para 31 trabalhadores.
Em nota, a BYD diz que rompeu o contrato com a construtora terceirizada e alojou os 163 trabalhadores em hotéis da região.
source
Fonte: G1

VEJA MAIS

Power Couple dá adeus fazendo o SBT soltar foguetes: audiência da TV

A despedida da sétima temporada do Power Couple não teve o impacto esperado. Exibido pela…

Motorista morre após grave colisão com caminhão na BR-163, em MT; veja vídeo

Um motorista morreu após uma grave colisão com um caminhão, na manhã deste domingo (13),…

Advogado que espancou namorada com barra de ferro tenta diminuir pena alegando que estava drogado

Reprodução Nauder Júnior foi condenado a 10 anos de prisão por atentar matar a ex…