• Home
  • Destaque
  • Síria lança operação contra milícias pró-Assad após confrontos que deixaram ao menos 17 mortos

Síria lança operação contra milícias pró-Assad após confrontos que deixaram ao menos 17 mortos

Os confrontos eclodiram depois que “os moradores se recusaram a permitir que suas casas fossem revistadas”, acrescentou a Ong, completando que “dezenas de pessoas” foram presas. Em uma emboscada na entrada da aldeia, o irmão do oficial e homens armados bloquearam as forças de segurança e atiraram contra um dos veículos de patrulha.

A Ong disse ainda que o homem procurado, era um ex-diretor de justiça militar identificado como Mohammed Kanjo Hassan,.De acordo com o OSDH, ele “proferiu sentenças de morte e julgamentos arbitrários contra milhares de prisioneiros” de Saydnaya.

“Matadouro humano”

Localizada ao norte de Damasco, a prisão de Saydnaya,tornou-se um símbolo da repressão do clã Assad à população síria, principalmente desde o início da guerra civil em 2011. Milhares de detentos, amontoados nessa prisão que a Anistia Internacional descreveu como um “matadouro humano”, foram libertados pelos rebeldes sírios que tomaram o poder em Damasco, em 8 de dezembro.

O novo ministro do Interior da coalizão rebelde, Mohammed Abdel Rahman, confirmou em um comunicado que “quatorze membros do Ministério do Interior foram mortos e outros 10 ficaram feridos após (…) uma emboscada feita por ex-membros do regime criminoso” na província ocidental de Tartus. Isso aconteceu “enquanto eles cumpriam suas funções para manter a segurança e a proteção”, sublinhou Rahman.

Reorganização do exército com ex-rebeldes

O incidente ocorre em um momento em que o governo sírio anunciou uma ampla reorganização das forças de segurança. Em Damasco, as facções armadas concordaram em se dissolver e se unificar sob a égide do Ministério da Defesa, chefiado por Ahmed Al-Sharaa, segundo informações do correspondente da RFI em Damasco, Mohamed Errami.



VEJA MAIS

Mauro aposta em mercado asiático como alternativa para exportar carne bovina de MT

Christiano Antonucci Uma das apostas de Mauro é direcionar as exportações para o mercado asiático.…

Um ano após atentado a Trump, relatório do Senado critica falhas do Serviço Secreto

Relatório culpa agentes por falhas de segurança no comício em que Trump foi baleado na…

Justiça decreta prisão de empresário acusado de assassinar ex-jogador de vôlei

Montagem/RepórterMT Idirley Alves Pacheco é apontado como assassino de Everton Fagundes Montagem/RepórterMT Idirley Alves Pacheco…