• Home
  • Destaque
  • Chuva causa alagamentos e cheia de mais de 5 metros de altura no interior paulista

Chuva causa alagamentos e cheia de mais de 5 metros de altura no interior paulista

O Rio Capivari, que corta o interior de São Paulo, transbordou e atingiu 5,17 metros de altura, causando alagamentos em Capivari e Monte Mor, na região metropolitana de Campinas, no último sábado (28).

Ao longo do domingo (29), o nível do rio baixou e chegou a 3,48 metros, ainda longe do normal, que varia entre 70 centímetros e 1,20 metro. Como comparação, durante as cheias do início do ano, o rio Guaíba, no Rio Grande do Sul, chegou a 5,37 metros de altura no seu nível máximo.

Segundo a prefeitura de Monte Mor, cem famílias foram afetadas pelas cheias e, dessas, 70 tiveram que deixar suas casas. Duas famílias estão abrigadas em uma escola municipal da região.

A Defesa Civil da cidade afirmou que, com a diminuição do nível do rio no domingo, algumas famílias começaram a voltar para suas casas, e que os afetados continuarão recebendo apoio da Prefeitura, com distribuição de mantimentos, produtos de higiene e cobertores e colchões.

Em Capivari, cidade vizinha, 40 famílias ficaram desalojadas pelas cheias do mesmo rio. Elas foram direcionadas para ginásios da região. No domingo, a cidade ainda registrava 36 pontos de alagamento.

Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a região de Campinas registrou os maiores índices pluviométricos do país entre quinta (26) e sexta-feira (27), com mais de 100 milímetros de chuva no período, equivalente a metade da média histórica para dezembro.

Outras cidades

Em São José dos Campos, no Vale do Paraíba paulista, o domingo teve chuva de granizo e deslizamentos, concentrados na zona norte da cidade. A chuva invadiu uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) no bairro Alto da Ponte e causou falta de energia em alguns pontos.

Em Campos do Jordão, aconteceram dois deslizamentos, ambos sem vítimas. Em um deles, parte de uma casa ficou exposta com a queda do solo. A Defesa Civil não divulgou os números oficiais do impacto dos temporais nas cidades da região.

Na Grande São Paulo, a cidade de Cajamar também registrou chuva de granizo, que gerou prejuízos materiais em vários bairros da cidade. Não há informação sobre feridos.

Os ventos fortes e a queda de granizo provocaram danos em veículos, destelhamentos de casas e atingiram um shopping da região. Segundo a Defesa Civil, ao menos 80 residências foram danificadas.

No estacionamento do Anhanguera Parque Shopping havia pelo menos cinco carros com vidros quebrados, além de dezenas com a lataria amassada.

Segundo a Enel, fornecedora de energia para a cidade, as chuvas que atingiram a Grande São Paulo no domingo não afetaram o sistema de distribuição de energia.

VEJA MAIS

Power Couple dá adeus fazendo o SBT soltar foguetes: audiência da TV

A despedida da sétima temporada do Power Couple não teve o impacto esperado. Exibido pela…

Motorista morre após grave colisão com caminhão na BR-163, em MT; veja vídeo

Um motorista morreu após uma grave colisão com um caminhão, na manhã deste domingo (13),…

Advogado que espancou namorada com barra de ferro tenta diminuir pena alegando que estava drogado

Reprodução Nauder Júnior foi condenado a 10 anos de prisão por atentar matar a ex…