• Home
  • Destaque
  • Morre aos cem anos Jimmy Carter, ex-presidente dos EUA, deixando legado de diplomacia e humanidade

Morre aos cem anos Jimmy Carter, ex-presidente dos EUA, deixando legado de diplomacia e humanidade

No Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou Carter como “um amante da democracia e defensor da paz”. Ele também relembrou a atuação do ex-presidente norte-americano durante a ditadura militar brasileira, quando pressionou o regime pela libertação de presos políticos, e afirmou que Carter será lembrado por sua defesa da paz como condição essencial para o desenvolvimento.

Da Europa, mensagens carregadas de admiração também marcaram o momento. O rei Charles III recordou a dedicação de Carter ao serviço público e à promoção dos direitos humanos, enquanto o presidente francês, Emmanuel Macron, elogiou sua luta incansável pelos mais vulneráveis e pela paz global. O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, apontou como Carter redefiniu o papel de ex-presidente com seu compromisso notável com justiça social e direitos humanos.

O legado de Jimmy Carter foi celebrado como um exemplo de liderança baseada em princípios, uma inspiração para futuras gerações e um símbolo de solidariedade global.

Carter e o Brasil

As relações entre Carter e o Brasil foram tensas – ainda candidato presidencial, ele colocou o desarmamento nuclear e a defesa dos direitos humanos na pauta de sua política externa. O Brasil estava em plena ditadura militar, negando torturas, abusos de direitos humanos e censura à imprensa. Paralelamente, o governo militar queria a expansão nuclear no país, tendo assinado um acordo de cooperação com a Alemanha, que resultou na construção dos reatores das usinas em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

Carter irritou os militares ao enviar o vice Walter Mondale para a então Alemanha Ocidental, para que tentasse pôr fim ao acordo de cooperação nuclear alemão com o Brasil. A viagem foi feita sem conhecimento prévio das autoridades brasileiras. O acordo foi mantido e o então presidente brasileiro, general Ernesto Geisel, terminou um acordo de assistência militar entre os EUA e o Brasil.



VEJA MAIS

Multiplier Pulse Readouts and What They Tell You in Aviator

 Multiplier Pulse Readouts and What They Tell You in Aviator The Aviator game by…

Brasil inicia Copa América com vitória de 2 a 0 sobre a Venezuela

? CONMEBOL Copa América?? (@CopaAmerica) July 13, 2025 O terceiro gol do Paraguai saiu já…

Trump recebe vaias e aplausos na final da Copa do Mundo de Clubes da Fifa

Presidente e primeira-dama dos EUA foram a Nova Jersey para o jogo entre Chelsea e…