• Home
  • Destaque
  • Milei prorroga orçamento argentino de 2023 para 2025

Milei prorroga orçamento argentino de 2023 para 2025

Em setembro, Milei havia apresentado ao Congresso sua lei de orçamento, que projetava para 2025 uma inflação de 18,5% e um crescimento do PIB de 5%.

No entanto, a lei avançou no Congresso, pois as modificações propostas pela oposição, como o aumento das verbas para aposentados e universidades, não foram aceitas pelo governo, que argumentou que essas mudanças prejudicavam seu plano de alcançar superávit fiscal.

“Se para que passe (a lei) tivermos que arriscar ou sacrificar nossa âncora fiscal, que é o mais importante do nosso modelo, não vale a pena”, disse o ministro da Economia, Luis Caputo, no início de dezembro ao canal LN+.

A Associação Argentina de Orçamento e Administração Financeira Pública (Asap) destacou nesta segunda-feira que esta é a primeira vez que há duas prorrogações consecutivas e considerou em um comunicado que “essa circunstância constitui um retrocesso na institucionalidade do Setor Público Nacional”.

Legisladores de oposição também repudiaram a prorrogação e sugeriram que o Executivo nunca teve a intenção de aprovar a lei de orçamento para 2025.

“Milei fazia cair sessões e impedia acordos para que o orçamento não fosse aprovado e ele pudesse gastar no que quisesse, como um pequeno monarca”, escreveu a deputada opositora Margarita Stolbizer no X.



VEJA MAIS

Garota do Momento supera Elas por Elas, mas perde para 7 novelas das 18h

Garota do Momento, atual novela das 18h, sempre é alvo de uma série de elogios…

Conheça as 15 rotas aéreas mais movimentadas no Brasil

As companhias aéreas transportaram de janeiro a novembro de 2024 em voos nacionais 91,1 milhões…

Carro de colecionador se envolve em acidente no Paraná

continua após publicidade Um carro de colecionador da marca Ford, da década de 1940, se…