Reprodução
Emmanuela Bortoletto Santos dos Reis é medica Nefropediatra no Hospital Santa Rosa e professora na UNIVAG- CRM/ MT 6596 e RQE 300; 327.
Reprodução
Emmanuela Bortoletto Santos dos Reis é medica Nefropediatra no Hospital Santa Rosa e professora na UNIVAG- CRM/ MT 6596 e RQE 300; 327.
EMMANUELA BORTOLETTO
Você sabia que crianças também estão em risco de desenvolver doenças renais? Por isso, é importante estar atento a sinais que podem indicar problemas no sistema renal, como:Você sabia que crianças também estão em risco de desenvolver doenças renais? Por isso, é importante estar atento a sinais que podem indicar problemas no sistema renal, como:
– Infecção urinária;
– Inchaço (edema) pelo corpo;
– Pressão arterial elevada;
– Falta de ganho de peso e de crescimento;
– Anemia crônica sem outra causa aparente;
– Presença de sangue na urina.
Além disso, existem casos específicos de crianças que podem não apresentar sintomas, mas que, por outras questões, têm um risco maior de desenvolver doenças renais, como:
– Crianças prematuras e/ou com baixo peso ao nascer;
– Crianças com problemas congênitos no coração;
– Bebês com alterações nos rins e nas vias urinárias identificadas em ultrassom realizado durante o pré-natal, como más-formações nos rins e no sistema urinário.
É fundamental estar sempre atento a esses sinais e levar a criança ao pediatra para que ele avalie a necessidade de acompanhamento com um nefropediatra, evitando assim possíveis agravamentos.
Uma boa dica para cuidar da saúde renal é sempre medir e controlar a pressão arterial; evitar o uso excessivo de anti-inflamatórios; manter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas regularmente.
Emmanuela Bortoletto Santos dos Reis é médica nefropediatra no Hospital Santa Rosa, DaVita, e professora no UNIVAG. Telefone: (65) 99963-0387. CRM/MT 6596 e RQE 300; 327.