• Home
  • Destaque
  • Lula pede ‘defesa intransigente’ da democracia no aniversário de ataque às sedes dos poderes

Lula pede ‘defesa intransigente’ da democracia no aniversário de ataque às sedes dos poderes

Também foi reintegrado ao acervo presidencial um relógio do século XVII feito por Balthazar Martinot, relojoeiro do rei da França Luis XIV, após ser reparado na Suíça.

“Dois anos depois da tentativa de enfraquecer a democracia, de deixarem um rastro de destruição e de tentarem, com o ódio, sufocar a esperança, seguimos na defesa intransigente da democracia e do nosso país”, disse Lula na rede X.

“Hoje, entregamos ao povo brasileiro parte do seu patrimônio que tentaram destruir. A nossa resposta aos ataques antidemocráticos é a união, a solidariedade e o amor. E assim seguiremos”, acrescentou.

Ao abrir o ato, a primeira-dama, Rosângela ‘Janja’ da Silva, disse que a invasão dos edifícios estatais foi “um alerta de que a democracia deve ser defendida diariamente, não importa o esforço”.

A cerimônia foi a primeira aparição de destaque do presidente, de 79 anos, depois de ser operado de urgência em 10 de dezembro por uma hemorragia intracraniana. Após a convalescênça, despachou da residência presidencial até esta segunda-feira, quando voltou ao Palácio do governo.

O edifício foi cercado por barras de segurança e um helicóptero sobrevoava os arredores da Praça dos Três Poderes, epicentro político de Brasília, onde a presença policial foi reforçada e o trânsito restrito.



VEJA MAIS

Lula cria comitê para avaliar sobretaxa de Trump e conversará pessoalmente com empresários

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou na noite deste domingo (13) a…

Vítima de acidente entre caminhão e Golf na BR-163 é identificada

Reprodução Vanderson Moreira dirigia um Golf vermelho e bateu de frente com o caminhão baú…

Trump diz que espera acordo para Gaza dentro de uma semana

“Nós vamos enviar a eles os Patriots, que eles precisam desesperadamente, porque Putin realmente surpreendeu…