• Home
  • Destaque
  • Lula telefona a líder do MST e reforça atuação da PF na investigação

Lula telefona a líder do MST e reforça atuação da PF na investigação

Referência do movimento, Valdir do Nascimento, o Valdirzão, 52, foi morto com vários tiros na cabeça. “O que prova que esse grupo foi lá para aniquilá-lo”, diz Gilmar Mauro, coordenador nacional do MST.

Cerca de dez homens apareceram no local em cinco carros e atiraram. Também morreu no local Gleison Barbosa de Carvalho, 28. Irmão de Gleison, Denis Carvalho, 29, foi internado em coma induzido, mas não resistiu aos tiros e morreu na tarde de sábado.

As pessoas feridas têm entre 18 e 49 anos. Elas foram levadas ao Hospital regional do Vale do Paraíba – Sociedade Beneficente São Camilo, de Taubaté, e ao pronto-socorro.

Boletim de ocorrência cita disputa por terras. Gilmar Mauro, membro da coordenação nacional do MST, afirma que havia cerca de 20 pessoas no local para garantir que a área não fosse invadida ilegalmente durante o processo de regularização de um lote que seria ocupado por uma família. No grupo, estavam crianças e idosos. Muitos deles dormiam quando o ataque ocorreu, por volta das 23h.

É uma região onde há uma pressão da especulação imobiliária muito intensa, articulada com políticos locais e milícias, para tomar alguns lotes. Há uma luta de resistência de bastante tempo Gilmar Mauro, membro da coordenação nacional do MST

Cerca de 45 famílias vivem na área. O assentamento é regularizado para o MST pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) há 20 anos.



VEJA MAIS

Graciele Lacerda exibe corpo após perder 10 kg depois do parto: ‘Eu engordei 14 kg’

Graciele Lacerda, de 44 anos, usou as redes sociais nesta sexta-feira (10), para interagir com…

Quem é Marina Poniwas, a psicóloga que fez avançar a pauta abortista no Conanda

No apagar das luzes de 2024, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do…

Exército de Israel aprova plano para retirada da Faixa de Gaza, diz jornal

O enviado especial de Trump para negociar a trégua, Steve Witkoff, reuniu-se com o primeiro-ministro…