• Home
  • Destaque
  • Diva Guimarães, professora que emocionou a Flip, morre aos 85 anos

Diva Guimarães, professora que emocionou a Flip, morre aos 85 anos

A professora aposentada Diva Guimarães, que se tornou conhecida nacionalmente após emocionar presentes na Flip – Festa Literária Internacional de Paraty de 2017, morreu, aos 85 anos. A morte foi anunciada nas redes sociais neste sábado, 11, e confirmada pelo serviço funerário de Curitiba (PR). O velório e sepultamento ocorrerão amanhã, 12, na Capela Luto Curitiba, na capital paranaense.

Diva Guimarães viralizou nas redes sociais após fazer um relato comovente durante uma sessão da Flip que contava com a presença do ator Lázaro Ramos. Ela contou ser neta de escravos e falou sobre como superou obstáculos para virar professora, profissão à qual dedicou 40 anos.

“Aos 6 anos, eu amadureci”, disse em sua fala. “As freiras do meu colégio contavam a seguinte história: Deus criou um rio e mandou todos tomarem banho. As pessoas que são brancas (que eram trabalhadoras, inteligentes) chegaram nesse rio, tomaram banho e ficaram brancos. Nós chegamos no final, quando todos tinham tomado banho, e o rio só tinha lama. Nós só conseguíamos tocar as mãos e os pés no rio. E era por isso que só tínhamos as palmas das mãos e as solas dos pés claras. Era isso que ela contava para os brancos para dizer que nós éramos preguiçosos.”



VEJA MAIS

12 minutos de travessia: conheça o Tunelão, maior túnel ferroviário do Brasil

Reprodução YouTube – 11.1.2025 Tunelão em vídeo Já parou para pensar nos diversos  túneis que …

Bombeiros de Los Angeles correm contra o tempo para controlar chamas em meio a retorno de fortes ventos

O incêndio de Palisades já consumiu mais de 9 mil hectares, segundo o Departamento estadual…

Prefeito é assassinado no Equador em meio a disputa presidencial

O prefeito de Arenillas, cidade do Equador próxima à fronteira com o Peru, foi baleado…