• Home
  • Destaque
  • Sem punição, ‘fantasmas’ da ditadura voltam, alerta Fernanda Torres em NY

Sem punição, ‘fantasmas’ da ditadura voltam, alerta Fernanda Torres em NY

Falando a um público estrangeiro, Fernanda Torres explicou que “o problema no Brasil é que a ditadura durou 21 anos, e quando eles – os militares – decidiram que era para terminar, eles estavam no comando”. Ela fez uma comparação com a Argentina, que terminou seu regime militar com o colapso dos militares diante da guerra das Malvinas.

“Na Argentina, a sociedade civil foi capaz de processar os autores dos crimes. Mas não no Brasil. Houve uma parte mais extremista dos militares que não queria que acontecesse. E as mesmas pessoas são as que tentaram fazer um golpe de estado agora”, alertou.

“No Brasil, houve um acordo. Nós perdoamos e vocês esquecem o que correu. Mas o fantasma ressurge de novo”, lamentou a atriz.

Para ela, é “muito impressionante” que o Supremo Tribunal Federal tenha citado o filme em uma decisão para reabrir o debate sobre a lei de anistia. A ideia é de que, se um corpo desaparece, ele não pode fazer parte da anistia. “Estamos começando a discutir isso”, disse a atriz.

O filme de Walter Salles e que relata a história de Eunice Paiva foi citado pelo ministro Flavio Dino como um dos argumentos para propor uma reavaliação da lei de Anistia, de 1979, diante de crimes como o do desaparecimento forçado de Rubens Paiva.

Walter Salles fez questão de ser enfático. “Estamos ao lado de Eunice. Os crimes da ditadura precisam ser julgados e punidos. Como ocorreu na Argentina e Chile”, disse.



VEJA MAIS

Porsches e maços de dinheiro são apreendidos em operação da PF

Reprodução/PF Na imagem, parte dos veículos e maços de dinheiro apreendidos em operação. Reprodução/PF Na…

O recado forte de Ana Maria Braga a Tati Machado após morte de bebê

Ana Maria Braga deixou uma mensagem carinhosa para Tati Machado em uma publicação no Instagram.…

Janja gera constrangimento em encontro com Xi Jinping na China

Em viagem à China ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a…

sabong international live