• Home
  • Destaque
  • 99 diz que vai pagar custos de motos apreendidas pela Prefeitura de São Paulo

99 diz que vai pagar custos de motos apreendidas pela Prefeitura de São Paulo

A 99 afirmou nesta sexta-feira (17) que vai ressarcir parceiros pelos custos associados às apreensões de motocicletas, que a empresa chama de ilegais, realizadas durante blitze da Prefeitura de São Paulo desde quarta-feira (15).

Na terça, a empresa lançou na capital a modalidade 99 Moto, um serviço de carona em motocicletas, que já existe em outras cidades do país. A Prefeitura de São Paulo proíbe desde 2023 esse tipo de serviço e tem subido o tom contra a companhia, que alega estar operando ilegalmente na cidade.

Já a 99 argumenta que é respaldada em legislação federal e, por isso, não cumpre a proibição municipal. Na quarta, a Justiça de São Paulo negou pedido de liminar apresentado pela empresa, que visava suspender a validade do decreto paulistano.

Em nota, a empresa disse que todos os motociclistas parceiros que já acionaram a plataforma sobre as apreensões estão sendo atendidos em caráter prioritário. “Os passageiros envolvidos nas viagens também terão suas corridas ressarcidas. A 99 seguirá defendendo a legalidade da categoria e os direitos tanto da empresa quanto de seus usuários”, afirmou.

Na quinta, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) disse que, se a 99 mantivesse o serviço 24 horas após uma notificação da prefeitura —prazo que já expirou—, acionaria a Justiça pedindo aplicação de multa. Ele também afirmou ter acionado o consulado da China para reclamar da empresa.

“É algo que nos preocupa bastante. Obviamente nos preocupa muito a questão do risco das pessoas na garupa de moto, mas também do comportamento de uma empresa da China descumprir ordenamento jurídico, descumprir decisão judicial. Nossa secretária fez contato com o cônsul da China, que já de prontidão transmitiu isso ao comando da empresa na China”, afirmou o prefeito.

A prefeitura alega que o transporte de passageiros por motocicleta tende a aumentar o número de acidentes com vítimas envolvendo motos na cidade, que já é alto.

Em resposta a ofício conjunto da deputada federal Tabata Amaral e da vereadora Renata Falzoni, ambas do PSB, o diretor de relações governamentais da 99, Fernando Paes, afirmou, sem fornecer números absolutos, que 99,9% das viagens realizadas no Brasil terminaram em segurança.

A 99 disse ainda que, desde agosto, seu aplicativo tem um alerta de velocidade, que dispara aviso visual quando a velocidade da moto ultrapassa em até 20% a da via e um alerta sonoro e visual quando supera em 20% a velocidade máxima permitida.

“As ferramentas de segurança não só ficam ativas em 100% das corridas, como geram dados que nos permitem, com um alto grau de precisão, aplicar medidas preventivas como educação direcionada e até bloqueios na plataforma para os motoristas que apresentam risco para a segurança dos demais”, disse.

“Este tipo de transporte já existe em São Paulo, principalmente nas periferias, onde os moradores optam por esse sistema no lugar de caminharem a pé no escuro, em vias sem calçada, no último trecho entre o ponto do ônibus e suas casas”, disse à Folha a vereadora Falzoni.

Ela acrescenta que a grande maioria dos passageiros é de mulheres, “que se sentem mais seguras na garupa de uma motocicleta”.

“Com ou sem legalidade, o serviço já existe, justamente porque a prefeitura é omissa em relação à mobilidade e segurança no trânsito. É necessário construir com urgência uma regulamentação, escutando especialistas e a população, como sugerimos oficialmente ao prefeito. Estamos aguardando seu retorno ao nosso pedido [de informações feito à prefeitura]”, afirmou Falzoni, que tomou posse no início do ano.

VEJA MAIS

TikTok anuncia que encerrará operações nos EUA domingo se governo não intervir

TikTok anuncia que encerrará operações nos EUA domingo se governo não intervir noticia por : UOL…

Famílias recebem assistência conjunta da Prefeitura de Cuiabá e Governo do Estado

As famílias afetadas pelas fortes chuvas dos últimos dias no bairro São Mateus receberam, na…

Vereador que ameaçou matar a ex-esposa a facadas é solto em audiência de custódia

Montagem/RepórterMT Ademir Dias da Silva atua como presidente da Câmara de Vereadores de Nova Santa…