• Home
  • Destaque
  • Biden blinda desafetos de Trump contra possíveis perseguições e ataques

Biden blinda desafetos de Trump contra possíveis perseguições e ataques

No caso da lista apresentada por Biden, essas pessoas sequer estão sendo acusadas de crimes ou estão sendo indiciadas. O perdão, porém, valeria para futuros processos que Trump poderia iniciar contra eles.

“A emissão desses perdões não deve ser confundida como um reconhecimento de que qualquer indivíduo se envolveu em qualquer irregularidade, nem a aceitação deve ser mal interpretada como uma admissão de culpa por qualquer ofensa”, disse Biden, na manhã desta segunda-feira. “Nossa nação tem uma dívida de gratidão com esses servidores públicos por seu compromisso incansável com nosso país”, afirmou.

Segundo Biden, “essas são circunstâncias excepcionais, e eu não posso, em sã consciência, não fazer nada”.

Quem são as pessoas blindadas

Comitê 6 de Janeiro: estão na lista todos os funcionários e congressistas que fizeram parte da comissão de inquérito que investigou a invasão de 2021, incluindo Liz Cheney e Adam Kinzinger. A comissão, em um informe de 900 páginas, indicou o papel de Trump nos eventos que abalaram a democracia americana. Trump prometeu perdoar os 1,5 mil indiciados por violência e tentativa de insurreição, naquele dia. E deu indicações que o passo seguinte seria investigar e punir os membros do comitê que chegaram à conclusão que ele teve um papel nos atos.

Anthony Fauci passou a ser o rosto do combate à pandemia da covid-19 e foi diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas do Instituto Nacional de Saúde. Foi ele quem confrontou as propostas negacionista de Trump sobre como lidar com a pandemia. Nas redes sociais e nos grupos de extrema direita, Fauci se transformou no símbolo e na personagem a serem atacadas, em nome supostamente da liberdade de não se vacinar, de não respeitar o lockdown e de não usar máscaras. Com 1 milhão de mortos, os EUA lideraram o número de vítimas fatais da covid-19 no mundo.



VEJA MAIS

Estadão Alerta: A criminalização da oposição e o perigo à democracia

A recente ofensiva do governo federal contra o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), incluindo representações no…

Trump discursa para apoiadores no Capitólio; SIGA

Republicano participou de cerimônia religiosa na Igreja de St John, em Washington, e tomou chá…

Assaltantes de banco morrem em confronto com a PM em MT

Um confronto armado terminou com três assaltantes mortos, nesta segunda-feira (20), nas proximidades do distrito…