• Home
  • Destaque
  • General indiciado nega ter apoiado trama golpista em 2022: ‘Infundado’

General indiciado nega ter apoiado trama golpista em 2022: ‘Infundado’

O então general havia sido convocado por Bolsonaro para uma reunião no dia 9 de dezembro de 2022. Dois dias antes, o então presidente apresentou uma minuta de decreto golpista aos comandantes das Forças Armadas, mas não teve o apoio do comandante do Exército, o general Freire Gomes. Por isso, Bolsonaro buscou o apoio do outro general, segundo a investigação da PF.

Versão de Cid foi negada pelos advogados. A defesa de Theophilo diz que Bolsonaro não “propôs ou “expôs” nada sobre um plano com intuito ou conteúdo golpista, visto que “limitou-se a declinar lamúrias”.

General seguiu posicionamento de Freire Gomes, que foi contrário ao golpe, segundo depoimento dele à PF. O advogado de Theophilo diz que há uma “contradição” no relatório, já que o golpe não se concretizou por falta de adesão do Exército e pela recusa de Freire Gomes.

Certamente teria rompido suas relações com o então Comandante do Exército Brasileiro e se tornado personagem próximo, com rotineiras e habituais aparições com os demais integrantes da suposta organização criminosa, o que também jamais ocorreu.
Trecho da manifestação da defesa do ex-chefe do Coter

Manutenção no cargo e elogio do atual comandante. “Evidenciando a legalidade das suas condutas”, Theophilo continuou no cargo até a passagem de comando do general Júlio Cesar de Arruda para o general Tomás Paiva, em janeiro de 2023. Além disso, ele teria recebido um “elogio honroso” do atual general.

Relembre indiciamento

Importância de Theophilo na trama. Segundo a PF, a adesão de Theophilo seria essencial para concretizar o golpe porque o Coter tem, dentro da sua estrutura, o Comando de Operações Especiais, unidade militar onde ficam os Forças Especiais, grupo de elite do Exército.



VEJA MAIS

Trump adia proibição do TikTok por 75 dias

Presidente propôs joint venture. Trump deu a opção que o TikTok seja dividido em 50%…

Trump anuncia saída da OMS, perdão a condenados pela invasão do Capitólio e mais; SIGA

Ao vivo Encerrada Especial Publicitário Presidente eleito promete revogar 79 medidas do governo Biden, já…

Classe produtiva comemora ação efetiva do Governo contra invasões de terra

Junto de representantes do Governo e das forças de Segurança, a classe produtiva comemorou a…