Éder Barbosa Borges: Uma Vida de Empreendedorismo e Amizade


Faleceu na madrugada do dia 20/01/2025, Éder Barbosa Borges (Borjão), aos 44 anos. Éder era empresário, casado com Carla Renata Batista Borges, e deixa dois filhos: Heitor, 11 anos, e Yasmim, 16 anos. Ele havia sofrido um AVC na noite de sábado, dia 18, e estava, desde então, internado na UTI do hospital Unimed Rondonópolis.

Filho de Onísio Custódio Borges e Laura Barbosa Borges, Éder nasceu em Aparecida do Taboado-MS. Morou, quando criança, em Paranatinga, onde seu pai trabalhava como gerente de uma fazenda que produzia bananas na região. Nessa época, o caminhoneiro José Anatálio de Castro (pai do engenheiro do Sanear Hermes Ávila) transportava bananas, conheceu Onísio e se tornaram amigos. Tempo depois, sua família se mudou para Rondonópolis, se instalando no bairro Pindorama. Aqui, seu pai montou um depósito de bananas, onde Éder e seu irmão Cléber trabalhavam ajudando na lida. As famílias de Éder e Hermes estreitaram os laços e os dois se tornaram grandes amigos. Hermes conta que Éder sempre foi muito tímido e contido, de falar pouco, mas que, quando se sentia à vontade, se soltava um pouco mais e até arriscava contar uma piada. Hermes conta que o primeiro serviço de Éder fora do negócio de seu pai foi numa revenda de frios, depois foi servir o Exército e, quando terminou o serviço militar, trabalhou num depósito de verdura, onde se tornou gerente. Mais tarde, trabalhou no grupo Bom Jesus como gerente de transportes, o que o fortaleceu para começar a empreender.

“Éder adorava jogar futebol. Eu não tenho dúvidas de que a iniciativa de Éder de investir no futebol, no clube Academia, foi muito pelo desejo de ajudar no social. Borjão estava ajudando muitas crianças a terem oportunidades. A gente se conheceu ainda criança, devíamos ter uns seis ou sete anos de idade e, apesar do jeito tímido, ele era muito arteiro. Acredito que por isso, o Éder se tornou um cara muito focado em tudo, gastando sua energia empreendendo”, afirma.

Éder era muito querido na sociedade local e deixa também entristecida uma enorme quantidade de amigos. Além das empresas, também presidia o Academia Futebol Clube de Rondonópolis. Segundo informação de um de seus familiares, seu velório será em uma das capelas do Cemitério da Vila Aurora e o sepultamento está previsto para a manhã dessa terça-feira às 8h. A família enlutada, nosso desejo é que Deus conforte o coração de todos.

Éder Borges, sua esposa Carla Renata e os filhos Heitor e Yasmin. Foto: Rede social

VEJA MAIS

Trump pressiona Putin a buscar acordo para encerrar conflito com a Ucrânia

O presidente americano, Donald Trump, instou seu contraparte russo, Vladimir Putin, nesta segunda-feira (20), a…

‘MAGA’, ‘América’ e ‘Era de Ouro’: o glossário do que Trump disse na posse

Republicano assume a presidência nesta segunda, 20 de janeiro de 2025. O evento acontece no…

Bolivianos engolem 100 capsulas de cocaína e são presos na Rodoviária de Cuiabá

PMMT Exame de raio-x constatou as diversas cápsulas na altura do abdômen. PMMT Exame de…