A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) de Rondonópolis, prendeu em flagrante, nesta segunda-feira (22), cinco faccionados, que faziam parte de uma quadrilha especializada em crimes patrimoniais, incluindo um menor de idade.
A quadrilha era responsável por uma série de roubos a residências e comércios. Seu principal método de atuação envolvia atrair vítimas com anúncios de veículos e maquinários ofertados a preços muito abaixo do mercado. Após serem convencidas pela suposta oportunidade, as vítimas se encontravam com os criminosos em locais isolados, onde eram rendidas, sequestradas e levadas a cativeiros.
No cativeiro, os criminosos obrigavam as vítimas a realizarem transferências via PIX para contas indicadas, além de roubarem seus veículos. Em alguns casos, as vítimas também foram coagidas a realizar empréstimos pessoais usando os limites de crédito disponíveis em aplicativos bancários.
O último crime ocorreu no dia 21 de janeiro, quando uma vítima foi atraída por um anúncio de venda de veículo e sequestrada próximo ao anel rodoviário de Rondonópolis. No cativeiro, a vítima foi obrigada a transferir R$ 20 mil via PIX e teve sua caminhonete roubada.
Com base nas investigações, a equipe da DERF prendeu os criminosos no momento em que planejavam invadir uma residência nas proximidades do Horto Florestal. Durante a ação, os policiais apreenderam duas pistolas usadas pela quadrilha nos crimes.
Os integrantes da associação criminosa foram autuados por roubo majorado, extorsão, porte ilegal de arma de fogo, corrupção de menores e associação criminosa armada. As investigações continuam para identificar possíveis outros envolvidos e vítimas.