O Cemitério do Araçá, no bairro do Pacaembu, na zona oeste de São Paulo, vai ter um passeio parcialmente dedicado à memória de Eunice Paiva, enterrada no local em 2018.
O que aconteceu
Passeio guiado “Araçá e Suas Vozes” será realizado no domingo (26) às 10h. Entre os túmulos visitados está o de Eunice, advogada e ativista contra a ditadura militar. A história de Eunice e do marido dela, Rubens Paiva, morto pela ditadura, foi contada em livro por Marcelo Rubens Paiva e no filme “Ainda Estou aqui”, indicado ao Oscar nesta quinta-feira (23). Fernanda Torres, que interpretou Eunice no filme, também foi indicada à estatueta de melhor atriz.
Mediação do passeio será feita pela historiadora Viviane Comunale e pelo pesquisador Thiago de Souza. “A vida de Eunice Paiva mostra a importância da memória. Visitando a sua história, entendemos muitas coisas sobre a formação do nosso país, passagens importantes, especialmente sobre regimes ditatoriais”, afirmou Thiago em nota enviada pela Cortel SP, administradora do cemitério.