Nesta semana, a Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Rondonópolis se reuniu com o secretário de Educação, Carlos Júnior, para debater importantes pautas que definirão os rumos da educação no município. A reunião contou também com a presença de profissionais da área, marcando um avanço significativo no diálogo entre poder público e educadores.
Avanços e ações da Secretaria de Educação
O secretário Carlos Júnior comemorou os avanços alcançados nos primeiros dias da gestão. “Corrigimos o calendário escolar, garantindo maior tempo de descanso aos profissionais, implementamos a redução de carga horária para mães de crianças atípicas e já estamos adquirindo materiais pedagógicos de alta qualidade, com padrão de escolas particulares. Tudo isso em apenas 15 dias úteis de trabalho. Ainda há muito a ser feito, mas estamos avançando”, disse.
Além disso, uma das novidades é que agora, os feriados serão emendados, garantindo previsibilidade para todos.
Apoio da vereadora Kalynka Meirelles
A vereadora Kalynka Meirelles, presidente da Comissão de Educação, reforçou a importância do diálogo com os educadores e a Secretaria. “Discutimos temas fundamentais, como a prorrogação de concursos, a equiparação salarial, a progressão no plano de carreira e melhorias salariais, incluindo 13º, 14º e até 15º salários. Esse diálogo é um marco, pois agora os professores se sentem ouvidos pela gestão, algo que não acontecia antes”, enfatizou Kalynka.
Organização e planejamento escolar
Entre os avanços destacados na reunião, a vereadora mencionou a organização do calendário escolar, que antes gerava confusão para pais e professores. ” O início do ano letivo contará com palestras de profissionais de renome nacional, trazendo mais qualidade para a educação no município”, explicou.
Gestão democrática
O vereador Alikson Reis elogiou a postura do secretário Carlos Júnior. “Os profissionais destacaram que a gestão é democrática e acessível. Isso é fundamental para construir uma educação melhor. Agradecemos à vereadora Kalynka por liderar essa reunião e ao secretário pelo empenho em ouvir os educadores”, afirmou.
Já, o vereador Welington Pereira, profissional da educação, destacou a importância da mediação entre os professores e a Secretaria de Educação. “Nos colocamos à disposição do secretário para ajudar na articulação das demandas dos profissionais da educação. Esse diálogo é essencial para avançarmos nas pautas que a classe tanto espera”, afirmou Welington.
Além disso, a reunião trouxe também depoimentos emocionantes de professores. Uma educadora aposentada revelou que, pela primeira vez, sentiu-se verdadeiramente acolhida pela gestão e confiante nos avanços propostos.