No próximo domingo (26), um dia depois do aniversário de seis anos do rompimento da barragem de Brumadinho (MG), uma sirene vai tocar na avenida Paulista, em São Paulo, para relembrar a tragédia que matou 272 pessoas em 2019.
Chamada de Ato por Memória e Justiça, a ação é promovida pelo Instituto Camila e Luiz Taliberti. A sirene será acionada às 12h28, horário exato do deslizamento. Segundo a entidade, é uma forma de ressignificar o que ocorreu no dia, quando o sistema sonoro de alerta não funcionou.
“Nossa missão é transformar a dor em ações que preservem a memória das vítimas e previnam novas tragédias. Queremos garantir que os atingidos sejam ouvidos e que a sociedade nunca esqueça do que aconteceu em Brumadinho”, diz a presidente do instituto, Helena Taliberti.
Ela perdeu dois filhos, Camila e Luiz, além da nora Fernanda, que estava grávida, em Brumadinho.
O evento será realizado na avenida Paulista com a rua Pamplona. Outras ações também estão programadas, como plantio de mudas e pinturas com tintas de argila em um mural coletivo e a intervenção “Estampe-se”, que contará com a impressão de panos de prato com a frase “Tentaram nos enterrar, não sabiam que éramos sementes”.
Na data, também serão colhidas assinaturas para o manifesto “Basta de Impunidade: Justiça por Brumadinho”, que pressiona para que os processos judiciais relacionados à tragédia tramitem com mais celeridade.
Outras ações estão programadas para sábado (25) em Brumadinho e outras cidades mineiras.
PIPOCA
Os sócios e diretores do Espaço Petrobras de Cinema, Adhemar Oliveira e Patrícia Durães, receberam convidados no coquetel de reinauguração do local na rua Augusta, em São Paulo, na terça (21). As atrizes Giulia Gam e Odara Carvalho, o secretário municipal de Cultura de São Paulo, Totó Parente, e a diretora de assuntos corporativos da Petrobras, Clarice Coppetti, marcaram presença no evento. A presidente da Spcine, Lyara Oliveira, e a diretora da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Renata de Almeida, também compareceram.
com IVAN FINOTTI (Interino), KARINA MATIAS, LAURA INTRIERI e MANOELLA SMITH