• Home
  • Destaque
  • EUA anunciam extensão do acordo de cessar-fogo entre Líbano e Israel

EUA anunciam extensão do acordo de cessar-fogo entre Líbano e Israel

Anúncio veio após Israel afirmar que irá manter suas tropas no sul do Líbano além do prazo deste domingo, quando deveriam deixar a região. Soldados de Israel perto da fronteira com o Líbano.
Reuters
Os Estados Unidos anunciaram neste domingo (26) que o cessar-fogo entre Líbano e Israel será estendido até 18 de fevereiro. O anúncio veio após Israel afirmar que irá manter suas tropas no sul do Líbano além do prazo deste domingo, quando deveriam deixar a região.
O prazo faz parte do acordo, mediado pelos EUA, que interrompeu a guerra com o grupo terrorista Hezbollah em novembro do ano passado.
“O acordo entre o Líbano e Israel, monitorado pelos Estados Unidos, continuará em vigor até 18 de fevereiro de 2025”, disse a Casa Branca, em comunicado.
Segundo autoridades do Líbano, as forças israelenses mataram 22 pessoas no sul do país neste domingo, quando milhares tentaram retornar para suas casas.
O exército libanês, que é apoiado pelos EUA, relatou também a morte de um de seus soldados e acusou Israel de procrastinar sua retirada da região.
O conflito entre Hezbollah e Israel foi travado em paralelo com a guerra de Gaza. O auge ocorreu em uma grande ofensiva israelense, que desalojou mais de um milhão de pessoas no Líbano e deixou o grupo apoiado pelo Irã fortemente enfraquecido. (relembre no vídeo abaixo)
Israel não informou por quanto tempo suas forças devem permanecer no sul do Líbano. O exército do país declarou que apreendeu armas do Hezbollah e afirmou que desmontou a infraestrutura do grupo terrorista.
Segundo Israel, o objetivo da ofensiva contra o Hezbollah é garantir o retorno de dezenas de milhares de israelenses que foram forçados a deixar suas casas na fronteira.
O Hezbollah abriu fogo no início da guerra de Gaza, em outubro de 2023, em apoio ao grupo terrorista palestino Hamas, seu aliado.
Além da extensão do cessar-fogo, a Casa Branca afirmou neste domingo que os governos do Líbano, de Israel e dos EUA começariam negociações para “o retorno dos prisioneiros libaneses capturados após 7 de outubro de 2023”.
Famílias do Líbano fogem de conflito entre o Hezbollah e Israel e vão para a Síria
source
Fonte: G1

VEJA MAIS

Air India: segundos antes da queda, piloto perguntou a colega por que ele cortou fornecimento de combustível

Investigação aponta que combustível para os motores foi cortado 29 segundos antes do impacto. Avião…

Sintomas de hipertireoidismo podem ser confundidos com ansiedade; Veja vídeo

RepórterMT De acordo com a médica, é importante se atentar à questões como o apetite,…

Dilema: razão ou emoção para enfrentar as tarifas americanas?

Ninguém comete o mesmo erro duas vezes. A segunda vez é uma escolha. Lauren Conrad…