• Home
  • Destaque
  • PF já começou a ouvir brasileiros deportados dos EUA na última semana; Vieira se reúne com Lula

PF já começou a ouvir brasileiros deportados dos EUA na última semana; Vieira se reúne com Lula

Na sexta, deportados chegaram ao Brasil algemados, acorrentados e reclamando de maus-tratos; Brasil pediu explicações formais do governo americano. A Polícia Federal deve seguir investigando, nesta semana, as suspeitas de maus-tratos contra os brasileiros que foram deportados dos Estados Unidos em um voo na última sexta-feira (24).
A GloboNews apurou que há um “registro de fato” aberto – ou seja, uma investigação preliminar. E que alguns dos migrantes deportados prestaram depoimento à PF ainda em Manaus, antes de seguir viagem.
A aeronave, inicialmente destinada a Belo Horizonte, fez um pouso de emergência na capital do Amazonas após apresentar problemas técnicos.
Passageiros relataram que sofreram agressões e tratamento degradante, e o trecho Manaus-BH foi feito em voo da Força Aérea Brasileira (FAB) após determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Brasil vai pedir esclarecimentos aos Estados Unidos sobre maus-tratos a brasileiros
A aeronave foi recebida em Manaus por agentes da Polícia Federal, que relataram a situação dos passageiros ao diretor-geral, Andrei Passos Rodrigues, e ao Ministério da Justiça.
A apuração pode ajudar a subsidiar os ministérios da Justiça e das Relações Exteriores nos próximos passos da negociação diplomática, incluindo possíveis novos voos de repatriação.
A PF pode também, nos dias seguintes, converter essa investigação em um inquérito formal. Interlocutores afirmaram à GloboNews, no entanto, que a corporação não tem jurisdição para atribuir eventuais crimes a autoridades americanas, se essa for a conclusão.
Brasil vai pedir esclarecimentos à Casa Branca sobre denúncia de maus tratos a deportados
Mauro Vieira e Lula se reúnem
Em paralelo à apuração policial, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se reuniu na manhã desta segunda com os secretários da pasta que lidam com assuntos consulares e com a diplomacia nas Américas.
O principal tema da reunião, segundo apurou a TV Globo, foram justamente as informações sobre os voos com deportados dos Estados Unidos.
Por volta das 11h, Mauro Vieira já tinha seguido para o Palácio do Planalto – onde se reúne com o presidente Lula sobre o mesmo tema.
source
Fonte: G1

VEJA MAIS

Motorista morre após grave colisão com caminhão na BR-163, em MT; veja vídeo

Um motorista morreu após uma grave colisão com um caminhão, na manhã deste domingo (13),…

Advogado que espancou namorada com barra de ferro tenta diminuir pena alegando que estava drogado

Reprodução Nauder Júnior foi condenado a 10 anos de prisão por atentar matar a ex…

Globo decide a novela que vai substituir História de Amor em breve

A Globo já está em fase final para bater o martelo sobre qual novela vai…