Prefeitura propicia funcionamento de Residência Médica na UFR

A saúde pública de Rondonópolis ganha a partir de agora um novo reforço profissional. A Prefeitura de Rondonópolis será parceira da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) no Programa de Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade. O projeto de lei do Poder Executivo que permite essa parceria entre as partes foi aprovado por unanimidade nesta sexta-feira (31) na Câmara Municipal. 

Engavetado pela gestão anterior desde 2021, o Programa de Residência Médica em Medicina e Comunidade do Município será custeado pela Prefeitura. Além de garantir o aperfeiçoamento profissional, com a fixação de novos médicos em Rondonópolis, o programa vai gerar a contratação em 2025 de quatro médicos em quatro PSFs (Programa Saúde da Família) da cidade, para a especialização médica, e de oito residentes de 2º ano, a partir de 2026.

A parceria aprovada vai possibilitar o efetivo funcionamento da primeira residência médica da história da UFR, a qual já obteve a aprovação e credenciamento pelo Ministério da Educação (MEC). Para a instituição, a referida residência médica representa uma formação continuada para os alunos egressos, que agora terão a oportunidade de se especializar em saúde da família sem precisar sair de Rondonópolis.

Para o Município, o programa também terá vários benefícios, uma vez que os médicos residentes devem ter atuação prioritária nas unidades de atenção primária/básica e eventualmente em unidades de atenção especializada, contribuindo para a redução de filas e a melhoria no atendimento à população, bem como desafogando unidades como a UPA e a Santa Casa.

O Programa de Residência Médica em Medicina da Família ficará sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde. Para o seu desenvolvimento, será efetivado inicialmente o pagamento de bolsa destinada aos médicos residentes no valor de R$ 15.000,00, pagos mensalmente, durante o período de 24 meses, a contar do início das atividades. Também será instituído o pagamento de bolsa destinada aos preceptores, tutores e coordenadores da Residência.

Vale informar que a seleção anual para o ingresso dos médicos residentes será organizada pela Comissão de Residência Médica de Rondonópolis, através de Processo Seletivo Público a ser previamente anunciado. 

A sanção e publicação do projeto aprovado é esperada para o começo da próxima semana.

VEJA MAIS

Advogado leva maconha para preso em ala de segurança máxima na PCE

Assessoria Porção de maconha estava escondida dentre de uma caneta Assessoria Porção de maconha estava…

Portas da Capela Sistina são fechadas para início da primeira votação do conclave; ACOMPANHE

A partir de agora, os cardeais ficam isolados até a escolha do novo papa. Quando…

SBT crava o 2º lugar com a Champions League e alcança o 1º lugar com a Copa Sul-Americana: Ibope da TV

O futebol salvou o SBT ao longo da programação da última terça-feira, 6 de maio,…

jollibee bet casino