• Home
  • Destaque
  • México, China e Canadá retaliam EUA em 1ª resposta às atitudes de Trump

México, China e Canadá retaliam EUA em 1ª resposta às atitudes de Trump

México denuncia “calúnia” de Trump e pede que medidas sejam preparadas

Já Claudia Sheinbaum, presidente do México, rejeitou “categoricamente a calúnia da Casa Branca sobre o governo mexicano de ter alianças com organizações criminosas, bem como qualquer intenção de interferir em nosso território”.

Segundo ela, o governo mexicano “apreendeu mais de 40 toneladas de drogas em quatro meses, incluindo 20 milhões de doses de fentanil”. “Também prendeu mais de dez mil pessoas ligadas a esses grupos”, disse.

Sheinbaum defendeu que o México não quer confrontos. “Começamos com a colaboração entre os países vizinhos”, disse. “O México não só não quer que o fentanil chegue aos Estados Unidos, como também não quer que ele chegue a lugar algum. Portanto, se os Estados Unidos quiserem combater os grupos criminosos que traficam drogas e geram violência, devemos trabalhar juntos de maneira abrangente, mas sempre sob os princípios de responsabilidade compartilhada, confiança mútua, colaboração e, acima de tudo, respeito à soberania, que não é negociável. Coordenação, sim; subordinação, não”, disse ela.

A presidente ainda instruiu o Secretário de Economia Marcelo Ebrard a implementar o que ela chamou de “Plano B”, que, segundo ela, inclui medidas tarifárias e não tarifárias em defesa dos interesses do México.

“Não é impondo tarifas que se resolvem os problemas, mas conversando e dialogando, como fizemos nas últimas semanas com o Departamento de Estado, para abordar o fenômeno da migração; no nosso caso, com respeito aos direitos humanos”, disse. “Nada pela força; tudo pela razão e pelo direito”, concluiu.



VEJA MAIS

NBA com um pouco de Curry

Nos próximos dois dias serão definidos os finalistas da Champions League, com ligeira vantagem para…

PC prende mulher que tentou matar grávida atropelada por vingança amorosa em Rondonópolis

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção…

Neurocientista: Acesso a celulares só deve ocorrer a partir dos 13 anos

RepórterMT Mariana Vidotto é psicoterapeuta, neurocientista e especialista em desenvolvimento infantil. RepórterMT Mariana Vidotto é…

golden slots casino