• Home
  • Destaque
  • Canal do Panamá nega reivindicação dos EUA de direitos preferenciais de travessia

Canal do Panamá nega reivindicação dos EUA de direitos preferenciais de travessia

O Departamento de Estado dos EUA afirmou no início do dia que o governo do Panamá havia concordado em não cobrar mais taxas de travessia para embarcações do governo dos EUA, em uma medida que economizaria milhões de dólares por ano para os EUA.

“Com total responsabilidade, a Autoridade do Canal do Panamá, como indicou, está disposta a estabelecer diálogo com autoridades relevantes dos EUA em relação ao trânsito de navios de guerra provenientes do referido país”, respondeu a autoridade do canal.

O Panamá se tornou um ponto focal do governo Trump, depois que o presidente acusou o país centro-americano de cobrar taxas excessivas para usar sua passagem comercial, uma das mais movimentadas do mundo.

“Se os princípios, tanto morais quanto legais, desse gesto magnânimo de doação não forem seguidos, exigiremos que o Canal do Panamá nos seja devolvido, na íntegra e sem questionamentos”, disse Trump no mês passado.

Trump também afirmou repetidamente que o Panamá cedeu o controle do canal à China, o que o Panamá e a China negam.

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, reuniu-se com o presidente panamenho José Raúl Mulino no início desta semana, como parte de uma viagem pela América Central, e Mulino prometeu se retirar da Iniciativa Cinturão e Rota da China.



VEJA MAIS

Trump diz que criará escritório na Casa Branca para combater ‘preconceito anticristão’

Trump, no entanto, não mencionou de que forma este “preconceito anticristão” aparece na sociedade americana.…

Polícia Civil apreende 14 tabletes de cloridrato de cocaína enterrados em chácara e causa prejuízo de R$ 435 mil às facções

A Polícia Civil, por meio de investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos…

Luiz Bacci no SBT? O que Daniela Beyruti pensa para o ex-Record em 2025

Luiz Bacci no SBT não é uma realidade até a manhã desta quinta-feira, 6 de…