• Home
  • Destaque
  • Mauro avalia alternativas para continuar obra do BRT e garante solução rápida; vídeo

Mauro avalia alternativas para continuar obra do BRT e garante solução rápida; vídeo

VANESSA MORENO

DAFFINY DELGADO DO REPÓRTERMT

O governador Mauro Mendes (União) disse que está avaliando alternativas para dar continuidade nas obras do Bus Rapid Transit (BRT) em Cuiabá e Várzea Grande, após a concretização da rescisão do contrato com o consórcio responsável pela implantação do modal. O chefe do Executivo estadual garantiu que em breve as obras serão retomadas.

“Eu trabalho com seriedade e esse prazo será o menor possível. Pode ser em semanas, pode ser alguns poucos meses, mas em breve essas obras estarão retomadas”, disse o governador na manhã desta sexta-feira (07).

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Mauro Mendes decidiu na última quarta-feira (05) romper com o Consórcio BRT devido a uma série de descumprimentos contratuais por parte da empresa. A principal das inadimplências é o atraso na obra, que teve início em outubro de 2022 e deveria ser concluída em outubro de 2024.

Leia mais – Mauro rescinde contrato do Consórcio BRT e busca nova empresa para tocar a obra até o fim

Na mesma quarta-feira a empresa foi notificada pelo Governo do Estado e recebeu um prazo de cinco dias úteis para apresentar a sua defesa. Segundo o governador, independente da resposta do Consórcio BRT, a decisão de rescindir o contrato já está tomada.

“A notificação contém uma série de arrazoados que mostram, em síntese, o descumprimento de prazos contratuais de maneira que não dá pra tolerar”, ressaltou.

Ainda segundo o governador, antes dessa decisão, várias medidas foram tomadas para que as obras pudessem fluir como deveriam. O Consórcio BRT chegou a ser notificado mais de 50 vezes. Além disso, uma reunião com os representantes da empresa foi realizada. No entanto, nenhuma das alternativas foi suficiente para garantir a continuidade das obras.

“A rescisão é um caminho longo e doloroso, por isso que nós evitamos. Não foi a primeira alternativa nossa. Nós apertamos esse consórcio de todas as formas possíveis, demos as oportunidades necessárias, mas tudo na vida tem um limite. Chegou nesse limite e nós estamos tomando as providências e vamos esperar a resposta deles”, contou Mauro Mendes.

Agora, o Governo do Estado trabalha no estudo de alternativas, seja através de contrato emergencial ou processo licitatório, para continuar a implantação do BRT. À imprensa, Mauro Mendes adiantou que em breve apresentará a solução.

“Eu garanto aos senhores e a toda a sociedade cuiabana que o Governo cuida disso com responsabilidade e com seriedade e nós vamos ter uma solução”, asseverou.

Veja a fala do governador:



VEJA MAIS

Rival de SporTV e ESPN? CNN Brasil pode lançar novo canal esportivo em 2025

Escrito por Paulo Carvalho Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado…

Juiz federal proíbe departamento de Musk de acessar registros sensíveis do Tesouro dos EUA

Decisão da Justiça foi tomada neste sábado (8) após denúncia de procuradores democratas. Acesso a…