A expansão evangélica no Brasil ainda é mal compreendida fora das igrejas, e é aí que “Crentes – Pequeno Manual sobre um Grande Fenômeno” (Record) entra. O livro se estrutura em tópicos e se apresenta como um “dicionário cultural” sobre o segmento.
Dois de seus três autores, os antropólogos Juliano Spyer e Raphael Khalil, conversarão nesta sexta (14) com a repórter especial da Folha Anna Virginia Balloussier sobre o lançamento, com transmissão ao vivo pela TV Folha a partir das 14h. O pastor e teólogo Guilherme Damasceno é o outro coautor da obra.
Spyer, colunista do jornal e único não crente do trio, já havia abordado o assunto em “Povo de Deus: Quem São os Evangélicos e Por que Eles Importam”. Khalil cresceu em lar adventista e hoje é fiel de uma igreja independente.
O título apresenta uma malha evangélica plural, reconhecendo a pluralidade nos templos, da interpretação teológica à compreensão sobre temas que dividem a sociedade, como aborto e comunidade LGBTQIA+.
Entre os temas explicados no livro, há uma seção dedicada a termos e gírias populares nas igrejas, como “varão/varoa”, dizer que algo “tá amarrado” e o que significa o tal do crente “desigrejado”.