• Home
  • Destaque
  • Vice de Trump se encontra com líder de partido da extrema-direita alemã

Vice de Trump se encontra com líder de partido da extrema-direita alemã

“Esta democracia acabou de ser questionada pelo vice-presidente dos EUA, não apenas a democracia alemã, mas a da Europa como um todo”, disse nesta sexta-feira o ministro da Defesa, Boris Pistorius, durante a conferência em Munique. “Se eu o entendi bem, ele compara a condição da Europa com o que ocorre em alguns regimes autoritários. Isso não é aceitável.”

O líder conservador Friedrich Merz, que segundo pesquisas deve se tornar o próximo chanceler alemão, foi acusado pelos rivais, no mês passado, de quebrar o acordo do “firewall” e iniciar moções parlamentares que previam o apoio do AfD. Mas ele também negou a possibilidade de formar um governo com a legenda de extrema-direita.

Mais cedo nesta sexta-feira, um porta-voz do governo alemão afirmou que Vance não deveria interferir na eleição alemã. “Não acho que é certo que estrangeiros, incluindo aqueles de países amigos, interfiram tão intensamente em uma campanha no meio do período eleitoral”, afirmou o porta-voz em coletiva de imprensa.

O bilionário Elon Musk, maior doador da campanha do presidente dos EUA, Donald Trump, e agora chefe de uma força-tarefa para cortar os gastos do governo norte-americano, tem apoiado publicamente o AfD.

(Reportagem de Ludwig Burger, Riham Alkousaa, Andreas Rinke e Andrey Sychev)



VEJA MAIS

Horóscopo de Áries: veja a previsão para hoje, segunda-feira (24/02/2025)

Horóscopo de Áries: veja a previsão para hoje, segunda-feira (24/02/2025) noticia por : UOL O…

Quem é Friedrich Merz, o líder conservador que caminha para ser novo chanceler da Alemanha

Mas foi no início dos anos 2000, quando suas ambições foram inicialmente frustradas, que ele…

Mal causado por denúncia da PGR não se resume a Bolsonaro

Passei o fim de semana conversando sobre a denúncia da PGR contra Bolsonaro. É que…